Lição 6 – O Espírito Santo: O capacitador da igreja


Textos bíblicos –
Atos 3; 4; 1Coríntios 3.1-23; Lucas 24.44-49; Atos 1.8      

Texto áureo – Atos 4.31

Introdução: O Espírito Santo equipa a Igreja: Que diferença a vinda do Espírito fez no dia de pentecostes? Os fracos, confusos e amedrontados se tornaram poderosos e destemidos pregadores. A Igreja toda é comparada a um corpo e os indivíduos são membros ou partes diferentes deste corpo. “A um é dada pelo Espírito a Palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito”, etc (1ª Co 12.8-9). O Espírito (1ª Co 12.11) assegura que a Igreja está plenamente equipada para sua tarefa. Principalmente no cumprimento da Sua Missão, o exercício da edificação dos crentes, e da evangelização dos perdidos.

 

O Espírito Santo ensina a Igreja: Todos os crentes, líderes, pastores. À Luz do Estudo da Bíblia, é os Espirito Santo que ajuda na igreja, para o entendimento do seu papel e atuação dos seus membros.  A Igreja hoje não deve ignorar o que ela aprendeu no passado, mas sim, construir sobre o que aprendeu. Louvamos a Deus por Ele ter dado um grande mestre à Igreja.

        

Paulo nos diz que Cristo, pelo Seu Espírito, “deu uns para apóstolos; e outros para profetas; e outros, como evangelistas; e outros, como pastores e mestres; para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11-12). 1Ele o faz dando o Seu Espírito À Igreja, a exemplo da experiência do Seus Discípulos em Atos 2. O Espírito dá a indivíduos os dons necessários, que eles precisam para cumprir o papel vital dentro do corpo.

1 – A igreja primitiva se formou com ele: Principalmente o Texto de Atos 2. Tem como objetivo falar sobre o derramar do Espírito Santo ao longo da história, a profecia deste derramar se encontra no antigo testamento (Joel 2), o cumprimento desta profecia no novo testamento, mais preciso, no livro de Atos capítulo 2.

 

“42. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Atos 2:42-47

 

O derramar do Espírito Santo foi marcado por diversos nomes que certamente influenciaram e ainda influenciam esta geração, e ao longo dos anos estes eventos foram marcados manifestação poderosa do Espírito Santo na formação da Igreja de Cristo e Sua Capacitação. A presença do Espírito Santo na história do povo de Deus é marcada por grande número de pessoas se rendendo ao evangelho transformador e na expectativa da volta de Jesus como grande e maior manifestação da humanidade.

 

2 – O Espirito Santo Atua na Vida Igreja no mundo: O Ministério do Espírito Santo na Igreja. O Espírito Santo é quem nos convence de pecado (Jo 16:8, 9). Não há arrependimento sem a ação do Espírito Santo.  “8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9. Do pecado, porque não crêem em mim; 10. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. João 16:8-11. Diz Hernandes Dias Lopes, fazendo referencias à Ação do Espírito na Vida da Igreja e dos crentes: “Tem havido pouca convicção de pecado em nosso meio. Faltam lágrimas de arrependimento. Falta tristeza pelo pecado”.

 

O Espírito Santo é quem nos regenera (Jo 3:5,8; Tt 3:5; Ez 37). O Espírito Santo é livre – Ele sopra aonde quer. Ele apanha as coisas loucas para envergonhar as fortes. O Espírito Santo é soberano – Ninguém pode deter a sua atuação. O Espírito Santo é quem dirige, fala, escolhe, separa quem ele quer e para onde quer na Igreja. Por intermédio do Espírito Santo Jesus: “...nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. Tito 3:5. O Espírito Santo é quem santifica o crente – (Lc 3:3-6; 2Ts 2:13; 1Co 6:11; Ef 1:4). O Espírito Santo é quem transforma o crente. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. 1 Coríntios 6:11. O Espírito Santo transforma o corpo em santuário e habitação de Deus (1ªCo 6:19). O corpo dos salvos – templo  do Espirito Santo. “19. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6:19,20. O Espírito Santo é o intercessor espiritual (Rm 8:26-27). O Espírito Santo assiste na fraqueza. “26. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”. Romanos 8:26,27. O Espírito Santo é quem nos dá vitória sobre o pecado (Gl 5:16,24). O Espírito Santo pode crucificar a carne com suas paixões e desejos. Só quando se estar cheios do Espírito Santo é que se pode vencer o pecado que tenazmente assedia. É necessário andar em Espírito. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gálatas 5:16

3 – Os desafios da ação do Espírito Santo na igreja de hoje: O primeiro grande desafio para os dias hoje da Igreja e dos crentes, é o da fidelidade ao Deus verdadeiro. A Igreja cumpre a missão quando anda na presença de Deus e procura fazer a sua vontade. Nas palavras de Jesus, “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33). Quando a Igreja de Jesus se submete ao reinado de Deus e tem a Sua Vontade como critério de vida e missão, é que pode fazer frente aos desafios da modernidade. Em tempo de avanço tecnológico as informações chegam em tempo Record através dos satélites e televisões, rádios, Internet. Neste tempo em que temos um volume de informações imenso, mas pouco se sabe realmente de importante, é fundamental a fidelidade ao verdadeiro Deus. Doutra forma, a mensagem anunciada cairá no vazio do excesso de informações.

 

Para cumprir a missão em tempo de desafios, é preciso que a vida do crente seja missionária, que o comportamento cristão seja semelhante ao de Jesus Cristo, que recusou todas as tentações satânicas, e foi fiel a Sua Missão dada pelo Pai, é indispensável ser submisso à direção do Espírito Santo. Como Jesus, cada servo do Senhor precisa conhecer a Palavra de Deus para vencer as tentações (Mateus 4,1-11).

 

Conclusão: A IGREJA tem que viver para o Espírito Santo, e andar no temor, e seguir a direção e cuidados do Espírito, a exercer os dons do Espírito, e produzir o fruto do Espírito, a ser Cheia do Espírito, para ser capacitada e experimentar o Avivamento genuíno, que é alcançado por uma IGREJA que pelo Espirito Santo serve ao Senhor, e anda nos seus caminhos.

 

Vivemos em um tempo em que os desafios não são apenas os temporais, mas também na área espiritual, por falta de conhecimento da Palavra, e ou falta de comprometimento com os princípios bíblicos defendidos por pela denominação Batista (onde fazemos parte). Ouvi em uma palestra sobre musica na igreja, e o palestrante dizer uma frase que me marcou “é precisa cantar o que cremos”. E o que se tem visto acontecer nas igrejas batistas, é que os cânticos avulsos que são cantados, muitos, ou quem sabe a maior parte; não são produzidos por autores batistas, daí deve se ter o devido cuidado para que não se implique em erro de identidade doutrinária. Por exemplo: se um cântico é uma oração para que o pentecostes aconteça de novo na igreja, vejo aqui um erro, porque não precisa que o pentecoste se repita como em Atos 2 para crer que o Espirito Santo Capacita a Igreja. Se assim fosse necessário, seria necessário ver acontecer de novo o Dilúvio? Não é necessário que aconteça de novo o Diluvio para saber que o Senhor age com Juízo sobre a desobediência.

 

Textos Bíblicos para concluir: Atos 1:8 – Imperativo da manifestação do Espírito Santo: Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 4:31; Destaque para a declaração do texto “Todos”, o Espírito Santo é para todos os convertidos: Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”

Semana

Leituras diárias

Segunda

 Atos 3.1– 10

Terça

 Atos 3.11– 16

Quarta

 Atos 3.17.26

Quinta

 Atos 4.1– 13

Sexta

 Atos 4.14– 23

Sábado

 Atos 4.24– 31

Domingo

 Atos 4.32– 37


Pr. Ozéas Dias Gomes - Agosto 2022

Programas Diários (24H no Ar):  Com Louvores, Reflexões Bíblica, Noticiasm e Muito mais..

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB