O Espírito Santo: Presença e Atuação no Novo Testamento - Lição 3
Texto bíblico – Atos 2.1-47 - Texto áureo – Atos 2.16,17
Introdução: A presença do Espírito Santo que habitando no íntimo, é um fenômeno particularmente do Novo Testamento (João 7.39 e 14.17). Em primeiro lugar, o Espírito vem aos crentes como o agente da regeneração e depois são capacitados e usados pelo Espírito Santo. No Novo Testamento é: Pneumatós (“pneuma”). Esta palavra significa: “espírito”, “vento”, sendo que pneu- refere-se ao “movimento dinâmico do ar” e o sufixo –ma, denota o resultado desta ação com ênfase sobre seu poder inerente.
1 – Sua atuação no ministério de Cristo: A Palavra nos relatos do nascimento de Jesus apresenta a sua concepção de sendo uma obra do Espirito Santo. Creio em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espirito Santo. É um ato miraculoso, divino, um mistério de Deus que aponta para o Espirito Santo como sendo ele, o responsável pela concepção de Maria.
A obra do Espirito no nascimento de Jesus. A chegada do Messias era aguardada por todos aqueles que tinham entendimento do AT. Muitos dos profetas já haviam anunciado a vinda do Messias ao mundo. Dentre os profetas, Isaías é enfático ao falar da concepção sobrenatural do Messias. “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel” Isaias. 7:14.
Essa promessa tem o seu cumprimento no N.T, Mateus, explica esse acontecimento: “Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” Mateus 1:18.
Na expressão “sem que antes tivesse coabitado” é apresentado o grande ato miraculoso de Deus através do Espirito Santo. Maria não poderia ser mãe utilizando-se de uma gravidez comum, isto é, da relação entre um homem e uma mulher. Pois tanto o texto de Isaías, quanto o de Mateus acima citado, não deixa qualquer dúvida da situação de Maria que se encontrava virgem.
Há dois episódios que aparece a expressão da presença do Espirito Santo no inicio do Ministério do Messias: Pelo Espirito em forma de pomba que vem sobre Jesus, o Senhor se manifesta no Batismo de Jesus no Rio Jordão por João o Batista. Mateus 3:13-17; em seguida o Espirito é quem aparece conduzindo Jesus ao Deserto. Mateus 4:1, onde se registra a vitória de Jesus sobre a tentação.
2 – Sua atuação no ministério dos apóstolos: O Espírito Santo é quem conduz a ação das comunidades cristãs nos Atos dos Apóstolos, guia missionários enviados a pregar a Palavra de Deus a começar de Jerusalém chegando a Roma, assim inicia a ordem de Jesus declarado em Atos 1:8. Por 52 vezes o Espírito é mencionado como condutor da ação nos Atos dos Apóstolos.
Se nos evangelhos, e nas
narrativas de Lucas é Jesus quem lidera o processo da ação de Deus na história,
nos Atos dos Apóstolos o Espírito é “o grande personagem”. Essa ênfase no
Espírito em Atos permite que muitos estudiosos da Bíblia entendam os Atos dos
Apóstolos como “o evangelho do Espírito”. Desejar o Espírito é caminho para
recebê-lo de Deus (Lucas 11, 13). Deus nos ama infinitamente, por isso
deixa-nos livre para abrir-nos e perceber a ação dele em nós.
Encontramos a narração sobre Barnabé:
Ele tinha um terreno em Jerusalém. Sente-se movido a dispor dele em favor da
comunidade; vende-o e coloca o dinheiro aos pés da comunidade cristã. Esse
gesto revela a ação de Espírito de Barnabé. Pouco a pouco, ele vai sendo guiado
pelo Espírito e sente necessidade de colocar sua vida à disposição do projeto
do Evangelho. Torna-se um dos principais missionários nas comunidades cristãs
primitivas. O Espírito verdadeiramente divino impele as pessoas a se libertarem
das amarras do poder econômico. Quem é movido pelo Espírito Santo partilha seu
poder econômico.
Fechar-se à ação do Espírito
Santo é grave e perigoso, porque a pessoa fecha os olhos e o coração à
evidência das obras do Espírito (Lucas 12,10). E negando-as, rejeita a oferta
suprema que Deus lhe faz e se exclui da salvação (Hebreus 6,4-6; Mateus
10,26-31). O Espírito Santo é mestre em situações de alto conflito: “Quando
vos conduzirem às sinagogas, perante os magistrados e perante as autoridades,
não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer,
pois o Espírito vos ensinará naquele momento o que deveis dizer” (Lucas
12,11-12).
O evangelho de Lucas narra por três vezes que, “impulsionado pelo Espírito, Jesus deve subir para Jerusalém e que será morto, mas ressuscitará”.5 O apóstolo Paulo também teve de discernir em meio a conflitos, pois por três vezes disseram a ele que não subisse a Jerusalém, pois lá seria preso e maltratado. Mas o apóstolo acabou discernindo que deveria seguir firmemente o caminho trilhado por Jesus, e assim fez. Uma pessoa guiada pelo Espírito, mesmo no meio de conflitos, vive a alegria, a paz e a serenidade; saboreia a beleza da pequenez da vida nutrindo-se do divino que se tornou humano. Essa perspectiva aparece em inúmeras passagens do evangelho de Lucas, principalmente nas parábolas da misericórdia, nas quais o evangelista faz questão de enfatizar a alegria que contagia um pastor, uma mulher e um pai ao reencontrarem o que estava perdido (Lucas 15,1-32).
3 – Sua atuação no ministério de Paulo: Para Apóstolo Paulo, o Espírito Santo é quem dirige os homens (Romanos 8.13; Gálatas 5.16) e, por meio desse Espírito, o homem pode ser dotado de dons extáticos e de operações milagrosas (1ª Coríntios 2.4; Romanos 15.19; 1ª Tessalonicenses 1.5; 1ª Coríntios 14.2). Essa manifestação do Espírito na pessoa tem como propósito a edificação da Igreja (1ª Coríntios 14.4-12). Para a teologia cristã do século I D.C., o simples fato da conversão já significava o recebimento do Espírito (1ª Coríntios 12.13; Gálatas 3.26; João 3.5; 7.38-39; 1ª João 4,2). E assim cumprir o mandamento do batismo “Seja Batizado”.
O Texto de Atos 16:5 a 10 é uma clássica declaração de como o Apóstolo Paulo era conduzido em suas ações missionárias pelo Espirito Santo: “v.5. De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. v. 6. E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. v.7. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. v.8. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. v.9. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. v.10. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho”.
4 – Sua promessa de atuação para todos os crentes: O Espírito Santo está disponível para habitar e ter comunhão com quem crê e confessa que Jesus é seu Salvador e Senhor. Com a Salvação cada crente é Batizado com o Espírito Santo (Mateus 3:11). Para tento aquele que crer em Cristo Como Salvador precisa confessar: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
Receber o Dom do Espírito Santo é essencial e indispensável para todos os santos, purificados dos pecados e salvos! Quando se recebe o perdão e a salvação, a partir da entrega verdadeiramente a Deus e ao Senhor Jesus! Só assim é que se percebe a presença do Senhor na vida do crente e sentir paz interior mesmo diante de tantas aflições e tribulações: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). Se você ainda não formalizou sua fé, confessando e dando testemunhos de que é um verdadeiro cristão, faça isso! Receba Cristo e seja salvo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30). E desta forma todo crente percebe a atuação do Espírito Santo na Vida Cristã.
Conclusão: A doutrina do Espírito Santo; ganha maior clareza nas páginas do Novo Testamento. Vemos com mais precisão a ação do Espírito Santo nos escritos Neotestamentário. Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. (Hebreus 1:1-2).
Espírito Santo em Atos. Jesus orienta os discípulos pelo Espírito Santo - até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. (Atos 1:2). Espírito Santo dar poder para testemunhar - Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1:8).
Espírito Santo nos demais livros do Novo Testamento. Estava com os salvos e agora estar NOS salvos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. (João 14:16-18).
Assim o Salvo passa a ser o santuário do Espírito Santo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. Santuário do Espírito Santo. (1 Coríntios 6:19-20).
Texto Bíblico para Concluir: Atos 2:16-18: Promessa que se cumpre: “Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão”.
Pr. Ozéas Dias Gomes - Julho 2022
Revista Compromisso - CBB
Semana |
Leituras diárias |
Segunda |
Mateus 4.1; Lucas 11.13 |
Terça |
João 14.16,17; 20.22 |
Quarta |
Atos
2.1-13; 8.17; 9.17; 10.44 |
Quinta |
Atos
19.1-7 |
Sexta |
Atos
20.22-28 |
Sábado |
Atos
21.1-6 |
Domingo |
Atos
28.23-28 |
Comentários
Postar um comentário