Lição 4 – Ser Templo do Espírito Santo


Texto bíblico
– 1ª Coríntios 3.1-23

Texto áureo – 1ª Coríntios 3.16

Introdução: A grande ênfase do apóstolo Paulo é lembrar os coríntios, que o Espírito Santo habita dentro deles, pois mesmo o corpo físico de cada cristão pertence ao Senhor. No contexto do capítulo 6 de 1ª Coríntios, o apóstolo fala que o cristão é o templo do Espírito Santo. Direção dada pelo tratamento das questões imorais, principalmente na pratica sexual improprias identificadas no âmbito da Igreja de Corinto que resultavam e resulta na profanação a habitação do Espírito Santo, culminando com danos espirituais e fisco para vida dos membros da igreja. (1ª Coríntios 6:18). Diante da clareza Bíblica que todos os crentes, convertidos a Jesus, tornam-se Templo do Espírito. Daí importante o estudo do texto de 1ª Coríntios 3.

1. O templo de Deus: Importante saber que o salvo é o templo do Espírito Santo de Deus. Ao estudar o tema à partir da Revelação Bíblica, que aponta primeiramente para a forma com que Deus manifestava na antiga aliança (Velho Testamento), Deus era adorado no Tabernáculo construído no deserto e, mais tarde, no Templo construído em Jerusalém durante o reinado do rei Salomão. O Templo era o local onde o Nome de Deus habitava no sentido de que sua presença se manifestava de tal forma que todo o Templo enchia-se com a nuvem de sua glória (1 Reis 8:10,11). Na nova aliança, a presença de Deus habita em seu próprio povo, enchendo-os com o Espírito Santo, ou seja, a Igreja é o templo de Deus.

2. A Igreja é o templo do Espírito Santo: No contexto da passagem de corinto, o apóstolo repreende os crentes e ao mesmo tempo chama a atenção deles para o fato de que a Igreja é o único templo na qual Deus habita, de modo que a Igreja é santa porque o próprio Espírito de Deus habita nela. Existem várias passagens bíblicas que ensinam que o próprio Deus habita em sua Igreja. O apóstolo Paulo escreve que “nós somos o santuário do Deus vivo” (2ª Coríntios 6:16), e que Jesus Cristo é a pedra angular, “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo do Senhor” (Efésios 2:21). Em 1ª Coríntios, o mesmo apóstolo fala explicitamente sobre como o povo de Deus é o templo do Espírito Santo. Aqui pode se destacar duas passagens fundamentais sobre esse assunto: 1ª Coríntios 3:16,17 e 6:19. Embora esses versículos sejam muito semelhantes, o enfoque de Paulo é diferente em cada um deles. Em 1ª Coríntios 3:16, ele está apontando para o povo de Deus em toda sua coletividade e, ao mesmo tempo, em unidade, como sendo o santuário de Deus. E em seguida, ele revela que em particular, a Igreja, é o completo Corpo de Cristo, como sendo o templo de Deus.

3. Os que destroem o templo do Espírito Santo: No versículo seguinte, o apóstolo faz uma grave advertência ao dizer que “se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1ª Coríntios 3:17). Muitas pessoas interpretam esse versículo de forma completamente equivocada, pois não entendem que o foco de Paulo aqui continua sendo a comunidade dos redimidos, isto é, a Igreja. Quando o apóstolo adverte sobre aqueles que procuram destruir o templo do Espírito Santo, ele se refere a todos que se dedicam a afrontar, corromper e se opor propositalmente a Igreja, seja por falsa doutrina ou mesmo por modo de vida mundano que busca influenciar os membros do corpo de Cristo ao erro. Quem age assim não ficará impune, ao contrário, o próprio Deus executará sobre este, o Seu Juízo, pois aquele que se levanta contra a Igreja, se levanta contra o próprio Deus que habita nela. A Igreja é propriedade exclusiva de Deus, ela é santa em Cristo Jesus, separada do mundo, e Deus a protege e destrói os seus inimigos (2ª Coríntios 6:14-16; cf. 1ª Pedro 2:9).

4. O cristão é o templo do Espírito Santo: No texto de 1ª Coríntios 3:17, percebe-se que Paulo fala que a Igreja é o templo do Espírito Santo. No entanto, em 1ª Coríntios 6:19, ele enfoca os membros desse corpo de forma individual, ou seja, ele aplica a cada indivíduo o conceito de que a Igreja é o templo em que Deus habita, mostrando que isso implica no caráter pessoal da habitação do Espírito Santo em cada crente. Deus se agrada de habitar no verdadeiro cristão por causa da presença santificadora do Espírito Santo, que faz com que o corpo daquele que nasceu de novo seja verdadeiramente um templo que recebe a presença Divina.  Ao escrever aos gálatas, o apóstolo Paulo ressaltou que as obras da carne caracterizam aqueles que andam segundo as suas próprias concupiscências, mas as virtudes do fruto do Espírito Santo identificam aqueles vivem e andam segundo o Espírito.

Conclusão: Aquele que é verdadeiramente templo do Espírito Santo, naturalmente será cada vez mais parecido com Cristo, moldado segundo a ação do Espírito de Deus, vivendo em contínua santificação, até que chegará o grande dia em que a habitação Divina no cristão alcançará sua mais perfeita e plena expressão, quando ele reinará com Deus por toda a eternidade nos novos céus e nova terra (Apocalipse 22:5).

Na medida do estudo da Carta aos 1ª Coríntios 3; concluímos que acima de tudo todas as coisas estão sob o controle do Senhor Jesus, o fundamento da fé (v.11); e que o pecado compromete o cumprimento dos propósitos divinos, devido a carnalidade estampada na igreja de Corintos (vs. 1-4, 16); assim quando a Palavra é pregada e ensinada encontramos direção para cumprir a vontade de Deus na vida da Igreja e dos crentes, quando são usados instrumentos de pregação como o Senhor assim o deseja (vs. 5-10; 12, 13; 18-22), Os crentes movidos pela fé na ação divina pelo Espírito Santo com a conversão a Jesus, tornando-se, portanto, habitação do Espírito de Deus.

Cada crente se torna habitação do Espírito de Deus para ser usado por Ele, daí a necessidade da comunhão com o Espírito e Busca constante para ser capacitado em toda obra cristã para ser instrumento do Espírito  no uso dos Dons para obra do evangelho até que se cumpra todo o propósito do Senhor na Vida da Igreja e dos crentes. 

Textos Bíblicos para concluir: Efésios 4:4-6 – Unidade da Igreja por meio do Espírito Santo: Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos”. E Hebreus 2:1-4: Distribuição dos Dons. Obra do Espírito Santo: Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo; distribuídos de acordo com a sua vontade”. E o texto de 1ª Pedro 4:12-14. Revela quanto a certeza da presença do Espírito Santo na Igreja, consequentemente em todos os crentes: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês”. E em Judas 17 a 21, Palavras de Encorajamento: “Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam a vocês: Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito. Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna”.


Pr. Ozéas Dias Gomes - Julho 2022


Semana

Leituras diárias

Segunda

 1Coríntios 3.11-16

Terça

 Romanos 14.16,17

Quarta

 Efésios 1.1-14; 4.1-6

Quinta

 Hebreus 2.1-4

Sexta

 1Pedro 1.1,2; 4.12-14; 2Pedro 1.21

Sábado

1João 3.23,24; 4.1-3; 5.5-8

Domingo

Judas 17-21

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB