TESTEMUNHO DA FIDELIDADE DE UM CRENTE

3ª JOÃO 1-4

“v.1. O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. v. 2. Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. v.3. Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade. v.4. Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade

O texto é o prefácio e saudação que João dirige aos destinatários da Carta, onde destaca o bom exemplo de Gaio, ou Gaius.

Gaio é entendido como possivelmente um crente fruto do trabalho de discipulado de João, embora fosse um nome muito comum nos tempos do Apostolo João. Havia um na Macedônia (At 19:29), outro em Corinto (Rm 16:23) e outro em Derbe (At 20:4).

1. Amar na Verdade

“O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade”. 3 João 1:1

- A quem amo na verdade

a) “O presbítero” – ou ancião – Titulo que utiliza para se referir a sua atuação pastoral no aconselhamento ao irmão Gaio. 

b) “Amo na verdade” – (2Jo 1:1). “ao Amado Gaio”.

É repetido frequentemente nesta epístola, indicando forte afeição (3Jo 1:1-2,5,11).

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma”. 3 João 1:2

- Oro por você

João declara sua preocupação em ORAR em favor do Amado Gaio

2. Testemunho pessoal da fidelidade do irmão

“Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade”. 3 João 1:3

- Falaram a respeito da sua fidelidade

- Continua andando na verdade

“Testificou da verdade que está em ti – grego, da tua verdade: tua parte daquela verdade na qual tu andas” (Alford).

a) “mesmo como tu anda na verdade” – em contraste com Diótrephes (3Jo 1:9).

3. Filhos que andam na verdade

“Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade”. 3 João 1:4

- Não tenho alegria maior – A alegria de um pastor

- Ouvir que meus filhos estão andando na verdade.

a) “meus filhos” – membros da Igreja: confirmando a opinião de que a “senhora eleita” é uma Igreja.

b) “Ouvi que” – Bom testemunho

c) “andando na verdade” – Obedecendo aos mandamentos recebidos desde o principio.

O que aprendemos?

Aprendemos que os bons exemplos são destacados para servirem de referencia para todos os crentes.

Aprendemos que o bom exemplo inicia com a prática do mandamento “Amar uns aos outros”.

Aprendemos que a Fidelidade a Deus serve de “bom exemplo” para todos os crentes, como aconteceu com Gaio.

Aprendemos que devemos orar uns pelos outros, assim como João declarou no verso 2, que orava em favor do irmão GAIO.

Aprendemos que causamos alegria em Deus, e naqueles que nos pastoreiam quando “Andamos na Verdade” – Somos Obedientes aos mandamentos do Senhor.


Pr. Ozéas Dias Gomes - Junho de 2022 - IBVS

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB