AMAR E ANDAR NA VERDADE - 2ª João

Segunda Carta de João

Autor: João                           

Data: 90 A.D

Destinatário: Há algum mistério quanto a quem esta segunda carta foi enviada.  

É concebida que a “senhora eleita” é maneira figurativa de designar certa igreja ("tua irmã eleita", v. 13, significaria, assim, outra igreja). 

Outros pensam que a carta foi endereçada a uma senhora crente e sua família ( e neste caso a "irmã" seria de fato sua irmã natural).

Data: As circunstâncias e os assuntos tratados nesta carta indicam que foi escrita na mesma época que as demais cartas de João, e no mesmo lugar, Éfeso. Veja a introdução a 1 João.

Conteúdo: O principal ensino de 2 João é andar nos mandamentos de Cristo.

Carta 2ª João

ANDAR NA VERDADE - 2ª João

Esta curta epistola foi escrita pelo pastor (“presbítero”) João.

A carta é dirigida aos membros de outra igreja, os quais o autor conhece bem.

O autor pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão espalhas pelo mundo.

Esquema do conteúdo:

1.    Prefácio e saudações: Vs. 1-3

2.    Recomendação da lealdade Passada: Vs. 4-6

3.    Permanecer Firme na Verdade: Vs. 7-11

4.    Saudações: Vs. 12-13

João revela na carta as Ações de Graças pela fidelidade da senhora (Igreja) eleita na verdade. Fala sobre amor. Adverte contra os enganadores, para que não percamos nossa recompensa.

RECOMENDAÇÃO À LEALDADE

Lealdade aos mandamentos passados - 2ª João vs. 4-6

“v.4. Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai. v.5. E agora eu lhe peço senhora — não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, o que já tínhamos desde o princípio — que nos amemos uns aos outros. v.6. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor”. 2 João 1:4-6

Esta curta epistola foi escrita pelo pastor (“presbítero” v.1) João.

A carta é dirigida aos membros de outra igreja (“senhora eleita” v.1), os quais o autor conhece bem. - Igreja

O autor pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão espalhadas pelo mundo.

Esquema do conteúdo:

1.    Prefácio e saudações: Vs. 1-3

2.    Recomendação da lealdade Passada: Vs. 4-6

3.    Permanecer Firme na Verdade: Vs. 7-11

4.    Saudações: Vs. 12-13

A importância de viver o mandamento ou recomendações passadas pela Palavra de Deus – Principal mandamento “Amemos uns aos outros”.

1. Andando na Verdade...

“Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai”. 2 João 1:4

- Eles estão andando na verdade.

a) “Eu encontrei alguns de teus filhos” – provavelmente em uma de suas viagens missionárias de superintendência. Veja na Introdução, no final, e 2Jo 1:123Jo 1:10,14.

b) “Teus filhos” – Membros da Igreja

c) “andam na verdade” – isto é, na verdade do Evangelho.

d) “Como ordenado” – refere-se mesmo. “O mandamento do Pai” é o padrão da “verdade”.

2. Amemos uns aos outros

“E agora eu lhe peço senhora — não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, o que já tínhamos desde o princípio — que nos amemos uns aos outros”. 2 João 1:5

- Que nos amemos uns aos outros.

a) “eu te rogo” – em vez disso, “Eu te peço”, sugerindo algum grau de autoridade. 1Jo 5:16

b) “nãonovo mandamento” – Era antigo em que os cristãos ouviram desde o início da pregação do Evangelho; novo, em que o Evangelho descansou amor no novo princípio de imitação filial de Deus que primeiro nos amou, e deu Jesus para morrer por nós; e também, nesse amor é agora apresentado com maior clareza do que na dispensação do Antigo Testamento.

O amor realiza as duas tábuas da lei, e é o fim da lei e do evangelho igualmente.  (compare Notas, ver 1Jo 2:7-8).

c) “que nos amemos” – insinuando que ele já tinha amor, e pedindo a ela para se juntar a ele na mesma graça cristã.

Este verso parece-me decidir que uma Igreja (“Senhora eleita”), não uma dama individual, se destina.

(“TE”; não a ti e a teus filhos) que ele e ela devem amar um ao outro, dificilmente é como um preceito apostólico, por mais puro que seja o amor ordenado; mas tudo fica claro se “a dama” representa uma Igreja.

3. Andem em amor

E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor”. 2 João 1:6

- Andem em Amor.

a) “O amor é o cumprimento da lei”. e o cumprimento da lei é o teste certo do amor. Rm 13:10

b) “Este é o mandamento” – grego, “O mandamento é este”, ou seja, o amor, no qual todos os outros mandamentos de Deus são resumidos.

O que aprendemos?

Aprendemos que João continua o foco da Sua carta:

- Conhecer os mandamentos

- Obedecer

- Amar

Aprendemos que é “Senhora Eleita” – Igreja.

Aprendemos que “Seus filhos” – Membros da Igreja

Aprendemos que o Apóstolo exorta a Igreja quanto o cuidado com certas doutrinas falsas espalhadas pelo mundo.

Aprendemos que o principal mandamento que a Igreja precisa observar é:

- Amar a Deus

- Amar a Sua Palavra

- Amar a si mesmo.

- Amar uns aos outros (“Ao próximo”.).

Aprendemos que para cumprir os mandamentos é necessário:

- Andar na Verdade.

- Decidir Amar uns aos outros.

- Andar em Amor (dar testemunho).

Aprendemos que a Igreja do Senhor (Seus membros); deve ser fiel às recomendações passadas através da Revelação da Palavra do Senhor (“mandamentos”)

FIRME NA VERDADE

Permanecer Firme na Verdade  - 2ª João vs. 7-11

“v.7. De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. v.8. Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. v.9. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. v.10. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. v.11. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”. 2 João 1:7-11

2 João (Segunda Epístola de João) é endereçada a “a senhora eleita”, e termina com as palavras: 

“Os filhos de tua irmã eleita vos saúdam”; mas alguns leram em vez de “senhora” o nome próprio “Kyria”. (Eleita – Igreja)

Dos treze versos que compõem esta epístola sete estão na Primeira Epístola de João.

A pessoa endereçada é elogiada por sua piedade e é advertida contra os falsos mestres.

1. Cuidado! Muitos enganadores têm saído pelo mundo.

“De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo”. 2 João 1:7

a) “De fato” – dando a razão pela qual ele se baseava na verdade e no amor, que se manifesta em guardar os mandamentos de Deus (2Jo 1:6).

b) “Muitos enganadores” não confessar … Jesus … na carne – o sinal do Anticristo.  (1Jo 2:184:1).

Como o amor e a verdade andam de mãos dadas ele sente ser necessário advertir os mestres da inverdade. (2Jo 1:3-4).

c) “O anticristo é vindo” – grego “vindo”. Aquele que nega a vinda de Cristo em carne nega a possibilidade da encarnação; quem nega que veio, nega sua atualidade.

Este é o Anticristo – Grego “Este (tal como foi descrito) é o enganador e o Anticristo.”

Os muitos que em certo grau cumprem a maldade, o engano, são precursores do Anticristo pessoal e final (Apocalipse), que deve se concentrar em si mesmo todas as características dos sistemas anticristãos anteriores.

A negação da realidade de Sua manifestação na carne, em Sua primeira vinda e de Seu advento pessoal novamente, constitui o Anticristo.

“Eles negaram a possibilidade de um Messias aparecer, ou vir, em carne e osso” (Neander) 

“O mundo se afasta de Deus e de Cristo, diligentemente concentrado em suas próprias cascas; mas para opor a Deus e Cristo é do fermento de Satanás ”(Bengel).

2. Tenha Cuidado

Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente”. 2 João 1:8

- Cuidado! (Ser vigilante)

- Não destrua o fruto do “nosso trabalho”

- Ser recompensado “plenamente”

a) “Vigiai por vós mesmos”: (tenham cuidado) – em meio ao predomínio generalizado do engano, muitos estão sendo desviados. Então, o aviso de Cristo.  Mt 24:4-5,24.

“para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho”

b) “que trabalhamos” – Então, um manuscrito mais antigo lê. “Outros manuscritos muito antigos”.

O fato de sermos aparentemente a leitura mais difícil é menos provável que tenha sido uma alteração do transcritor. Vejam que não perdais o estado crente de “verdade e amor”, porque nós fomos os instrumentos de trabalho no meu de vocês.

(como obreiros de Deus, 2Co 6:12Tm 2:15)

c) “uma recompensa completa” – da graça não de dívida. Glória plenamente consumada.

Se “o que vós trabalhastes” for lido com autoridades muito antigas, a recompensa significa o seu “trabalho (de fé) e trabalho de amor”.

Existem graus de recompensa celestial proporcionais aos graus de capacidade de receber bem-aventurança celestial.

Cada vaso de glória pendurado em Jesus será totalmente feliz. Mas quanto maior o vaso, maior será sua capacidade de receber a felicidade celestial.

Aquele que com uma libra fez dez, recebeu autoridade sobre dez cidades. Aquele que fez cinco libras recebeu cinco cidades; cada um de acordo com sua capacidade de governo e em proporção à sua fidelidade. Compare 1Co 15:41.

“Não há meia recompensa dos santos. Está perdido ou completamente recebido; em plena comunhão com Deus” (Bengel).

3. Permanecer no ensino de Cristo.

“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho”. 2 João 1:9

- Não permanecer em Cristo

- Não tem Deus

- Permanecer no ensino...

- Tem o pai e tem o filho...

A perda significa aqui explicada: o não ter Deus, que resulta de não permanecer na doutrina de Cristo. (2Jo 1:8).

Os manuscritos mais antigos e versões leem, “Todo aquele que assume a liderança”; literalmente “vai” ou “leva antes”: “Ele vai adiante deles” (não é o mesmo grego): “Ama a ter a preeminência”.

Compare Jo 10:4

Compare 3Jo 1:9

a) “não tem a Deus” – (1Jo 2:235:15).

“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele,  não tem Deus...”

4. Se alguém não tem o ensino...

Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem”. 2 João 1:10

a) “Se alguém chega a você” – como “mestre” ou irmão.

O grego é indicativo, não subjuntivo; implicando que tais pessoas realmente vêm e certamente virão; quando algum vem, como haverá.

O verdadeiro amor é combinado com a renúncia e a separação sinceras de tudo que é falso, sejam pessoas ou doutrinas.

b) “recebê-lo não, nem os saudeis”: Isto não é dito daqueles que sempre foram estrangeiros da Igreja, mas daqueles que desejam ser estimados irmãos, e subvertem a verdadeira doutrina (Grotius).

A saudação de saudação proibida no caso de tal pessoa é a usual entre os irmãos cristãos naqueles dias, não uma mera formalidade, mas um sinal da fraternidade cristã.

Exemplo: Nos dias de Paulo: “Osculo Santo”... Como hoje “Chamar de Irmão”

“Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”. 2 João 1:11

c) “participante das suas obras malignas” – compactuar com a desobediência do ímpio.

O que aprendemos?

Sabemos que muitos enganadores surgirão no mundo, os quais não confessam que Jesus veio em corpo. Estes são os precursores do Anticristo do fim dos tempos.

Sabemos que é necessário ter cuidado para que “não destruam o fruto do nosso trabalho”.

Sabemos que permanecer no ensino de Jesus Cristo, é a condição de “Ter Deus”.

Aprendemos sobre a vigilância quanto ao contato com “aqueles que não trazem o ensino de Cristo”.

Concluindo

É extremamente importante que comparemos tudo o que vemos, ouvimos e lemos que afirma ser "cristão" com as Escrituras.

Isso não pode ser suficientemente enfatizado porque uma das grandes armas de Satanás é o engano.

É muito fácil ser levado por uma doutrina nova e emocionante que parece basear-se nas Escrituras, mas que, se examinada de perto, é de fato um afastamento da Palavra de Deus.

Se a doutrina não se alinha com as Escrituras explicitamente, então é falsa e não provém do Espírito, por conseguinte, não devemos ter nada a ver com ela.


Pr. Ozéas Dias Gomes - Junho de 2022 - IBVS

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB