A VIDA EXEMPLAR DOS CRENTES (Parte 2)


1ª Pedro 2:18-25

“v.18. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
v.19. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
v.20. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
v.21. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
v.22. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
v.23. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
v.24. Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
v.25. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”.
1 Pedro 2:18-25

1ª Pedro 2
2:1-10 – Os crentes são a casa espiritual edificada em Cristo.
2:11-17 – A vida exemplar dos crentes – Deveres (parte 1).
2:18-25– A vida exemplar dos crentes – Deveres (parte 2)

Em 1ª Pedro 1:1,2 -  o apóstolo Pedro começa saudando aos eleitos de Deus espalhados por toda a Ásia. A esperança que foi implantada em nós pelo Evangelho de Jesus Cristo, é viva! Não pode murchar.

O tempo em que Pedro escreveu a carta data de aproximadamente entre os anos 62 a 69 d.C, escreveu de Roma chamada no texto de “Babilônia” devido as baixas condições morais, éticos e pagãos daquela cidade.

No capitulo 2 – O tema principal é revelar quem são os crentes/Igreja, e seus deveres cristãos.

Nos versos 18 a 25: Trata das nossas relações com as autoridades, e como ser servos e suportar os agravos a exemplo de Jesus.

1. Servos – v.18

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. 1 Pedro 2:18

Servos, estejam sujeitos:  Pois a obediência dos servos aos senhores faz parte da sujeição civil ou social.

Não só para o bem Embora quanto ao dever dos servos de obedecer aos seus senhores, é totalmente uma questão de consciência; se, no entanto, eles são injustamente tratados, como para si mesmos, eles não devem resistir à autoridade.

2. Razão de sujeição mesmo aos mestres de frustração  v.19

Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”. 1 Pedro 2:19

Porque é coisa agradável – Um curso fora do comum, e especialmente louvável aos olhos de Deus: não como Roma interpreta, ganhando mérito.

Lc 6:33, 1Pe 2:20

Por causa da consciência a respeito de Deus – literalmente, “consciência de Deus”: de um respeito consciencioso a Deus, mais do que aos homens.

Experimente dores, sofrendo injustamente. – grego, “pacientemente suportar”: como um fardo sobreposto.

3. Suportar por amor a Cristo. . v.20

“Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus”. 1 Pedro 2:20

“Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis isso é agradável a Deus”.

O “agrado de Deus” tem haver com o fato de que você foi reconhecido como seu servo.

4. O exemplo de Cristo é uma prova. V.21

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”. 1 Pedro 2:21 

Para a paciência do sofrimento imerecido (1Pe 3:9).

Cristo é um exemplo para os servos, mesmo porque Ele já esteve “na forma de um servo”.

Sofreu por vós – Sua morte por nós é o maior exemplo de “fazer o bem” (1Pe 2:20).

Aqui é a ideia de sofrer pacientemente, sendo inocente (sem culpa), como Cristo também inocentemente sofreu (não por si mesmo, mas por nós).

Os sofrimentos de Cristo, enquanto é um exemplo, era também principalmente sofrimentos “para nós”, uma consideração que impõe uma obrigação eterna a nós agradá-lo.

4. Não cometeu pecado... v.22

“O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano”. 1 Pedro 2:22

- Cristo não cometeu pecado algum.

Ilustrando o bem-fazer de Cristo embora sofra. (1Pe 2:20).

Não cometeu pecado – do grego. “Nunca em uma única instância fez – ou cometeu”. Citado em Is 53:9, final, Septuaginta.

Nem engano algum – nem ainda: nem mesmo. “foi achado em sua boca”

A falta de engano “na boca” – Vanglória -  é uma marca de perfeição.

A vanglória é uma falha comum aos servos.

“Se alguém se vangloria de sua inocência, Cristo certamente não sofreu como um malfeitor” (Calvino)

Ainda assim Ele tomou isto pacientemente (1Pe 2:20).
Na impecabilidade de Cristo, compare 2Co 5:21; Hb 7:26

5. Ele não insultava... v.23

“O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”. 1 Pedro 2:23

Servos são propensos a rebaterem insultos (Tt 2:9).

Ameaças de julgamento divino contra opressores são frequentemente usadas por aqueles que não têm outros meios.

Cristo, que poderia ter ameaçado com a verdade, nunca o fez, ao contrario “entregou-se aos seus julgadores”

Entregava-se. Entendendo a Sua causa, como o homem em seu sofrimento.

Compare o tipo, Jr 11:20.

Aqui Pedro parece ter diante de sua mente Is 53:8.

Compare Rm. 12:19, em nosso dever correspondente.

Deixo este caso em “Suas mãos” disse Jesus ao Pai: não para fazer Dele um executor da tua vingança, mas orando pelos inimigos. O justo juízo de Deus dá tranquilidade aos oprimidos.

6. Tomou sobre si os nossos pecados... v.24

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”. 1 Pedro 2:24

Ele levou os nossos pecados. Ao oferecer em sacrifício o Seu corpo, Cristo ofereceu nele a culpa dos nossos pecados na cruz, como sobre o altar de Deus, para que fosse expiado nele, e assim fosse tirado de nós.

Compare Is 53:10, “quando sua alma for posta como expiação do pecado”.

Pedro quer dizer “levou” expressa em sua linguagem com duas palavras: “suportar e oferecer”:

(1) Ele levou sobre Si os nossos pecados (isto é, a sua culpa, maldição e castigo);
(2) Ele os levou de tal maneira que os ofereceu juntamente consigo mesmo sobre o altar.

Para que nós, estando mortos para os pecados – o efeito de Sua morte para “pecar” no agregado, e para todos os “pecados” particulares, ou seja, que devemos ser totalmente libertos deles, como um escravo que está morto é libertado do serviço. Ao seu mestre.

Esta é a nossa posição espiritual através da fé em virtude da morte de Cristo: a nossa mortificação real de pecados particulares é proporcional ao grau de nossa efetiva conformidade com Sua morte.

“Que devemos morrer para os pecados cuja culpa coletada “Cristo levou em Sua morte”, e assim viver para a justiça (compare Is 53:11: ‘Meu servo justo justificará muitos’).

Pela ferida dele fostes sarados– um paradoxo, mas é verdade. “Vocês, servos (compare: 1Pe 2:20,24) muitas vezes suportam a contenda; mas não é mais do que o seu próprio Senhor suportou; aprenda com Ele paciência em sofrimentos injustos.

7. O Antes e O depois... v.25

“Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”. 1 Pedro 2:25

Veja: Is 53:6

Antes vocês eram como ovelhas desviadas do caminho

Mas agora está convertido – “Agora” que a expiação por todos foi feita, o fundamento é colocado para a conversão individual: assim, “vocês são devolvidos”, ou “se converteram”, etc.

Jesus: Pastor e Supervisor– A designação dos pastores e anciãos da Igreja pertence em seu sentido mais amplo à grande Cabeça da Igreja, “o bom Pastor”.

Como o “bispo” supervisiona - dirige (como o termo grego significa);

Então “o os olhos do Senhor são sobre os justos ”(1Pe 3:12).

Ele nos dá o Seu espírito e nos alimenta e nos guia pela Sua palavra.

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que somos “Servos”, primeiramente de Deus, mas também aprendemos como deve ser as nossas relações com os nossos superiores e autoridades na terra, deve ser como “Ao Senhor”

Pois a obediência dos servos aos senhores faz parte da sujeição civil ou social”.

Aprendemos que, se nas nossas relações com nossos superiores, formos injustiçados por causa do Nome de Jesus, isto é agradável a Deus, ou seja, demonstra nossa fidelidade ao Senhor das nossas almas.

Aprendemos que o agrado de Deus tem haver como o fato de sermos reconhecidos como “Seus Servos”.

Aprendemos que Cristo é o nosso exemplo.

Aprendemos que Jesus não cometeu pecado, mas sujeitou-se a tudo na Cruz, para consumar a nossa salvação (IS. 53).

Aprendemos que antes sem Cristo, éramos como ovelhas sem pastor, agora temos Jesus como Pastor das nossas almas.

“O Bom Pastor” João 10

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO