PARA QUEM OLHAR?


HEBREUS 12 – Esboço:
12;1-3 – Devemos imitar o exemplo de Jesus
12:4-12 – As provações que revelam os cuidados paternais.
12: 14-17 – Exortações sobre a paz e a pureza da vida cristã.
12: 18-28 – O contraste entre Sinai e Sião.

Depois de relatar os exemplos dos heróis da fé no capitulo 11, o autor fala sobre: Olhar para Jesus -  Hb. 12.2: Somos exortados a olhar para Jesus.

Veremos aqui os ensinos referentes aos Versos 1-3

Hebreus 12:1-3: Devemos imitar o exemplo de Jesus

"v.1. Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"
"v.2. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".

"v.3. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos". 
Hebreus 12:1-3.

I. O escritor inicia o cap. 12 dizendo – Verso 1

"PORTANTO, Rodeados por nuvem de testemunhas..." V.1

PORTANTO - Uma conjunção conclusiva, é a conclusão de um raciocínio ou exposição de motivos anterior: logo, por conseguinte, consequentemente, por isso, assim sendo, desse modo pois... 

No texto o escritor faz referência aos exemplos dos heróis da fé do cap. 11

No Cap. 11. O escritor começa por conceituar  “Fé” 11:1: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Hebreus 11:1

E a partir do 11:2, inicia uma relações de exemplos e testemunhas de “Pela fé” – Significa viver dirigido pela fé!

Esses exemplos servem para nos estimular a cumprir a nossa missão "sem embaraços". 12.1Sim a falta de fé e testemunho embaraça o cumprimento da missão da igreja e dos crentes.

deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"

Há situações que nos “embaraçam” (impede de testemunhar), o escritor apela quanto ao esforço que cada crente deve deixar todo impedimento para cumprir a sua missão, e ser exemplo aos que “nos seguem”

Mas por mais que os heróis da gé revelados no cap 11. Foram relevantes, fica clara a orientação do escritos sobre seguir o exemplo de Jesus, autor e consumador da FÉ! Cap 12:2

II. Por que olhar para Jesus? Ele é  O melhor exemplo. Hb. 12:2: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé 

Shedd diz que é a Ele que devemos imitar na corrida para a vitória: “Ele é Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue”. Apocalipse 1:5

Jesus é o melhor exemplo entre todos os heróis da fé, que no Novo Testamento, como no Velho Testamento.

Vejamos seus exemplos:

a). Seu amor: "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor”. João 15:9

b). Sua compaixão e misericórdia: Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas”. Marcos 6:34

c). Sua obediência e submissão: E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:8

d). Seu Serviço (missão): “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lucas 19:10

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6

e) Sua Fidelidade (testemunho do Pai): “21. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 22.Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". 1 Pedro 2:21,22

III. O Imperativo “Considerai” – Hb. 12:3, pois aquele que suportou tudo. SUPORTOU A CRUZ. v.2

"v.3. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos". Hebreus 12:3 

“Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem”. Hebreus 12:3

Equivale dizer: Refleti profundamente sobre Aquele que suportou tamanha oposição

Em 1ª Coríntios 11:1 – O Apostolo Paulo dá o seu testemunho dizendo ser imitador de Jesus; e nos convidou a olhar e imitar a Cristo:

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. 1 Coríntios 11:1

O QUE APRENDEMOS?

- Aprendemos que temos homens e mulheres de Deus, no passado e no presente com  bons testemunhos são para ser observados e devemos dar créditos, e até mesmo imitá-los, mas não se esquecer que são humanos, portanto limitados em sua natureza.

- Aprendemos que devemos nos desvencilhar de todo impedimento para dat testemunho da fé e ser exemplo para os fieis.

Mas aprendemos que a resposta à pergunta “Para quem Olhar:” É:

- Que o nosso exemplo maior é Jesus – Ele sim é digno de plena imitação, porque sabemos que nEle não erro algum.

- Aprendemos que precisamos considerar o testemunho de Jesus porque  Ele foi suportou o preço da nossa condenação do pecado na cruz.

John Stott: “Em sua essência, o cristianismo é o próprio Cristo. É um relacionamento pessoal com Cristo como nosso Salvador, Senhor e Amigo. Mas como alguém pode se comprometer assim com ele?”

ILUSTRAÇÃO:
Um Problema de Peso

"Desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." Hebreus 12.1.

Às 7:40h da manhã do dia 20 de maio de 1927, um homem alto e magro atravessou a parte externa lamacenta do Campo Roosevelt de Nova Iorque e subiu a um pequeno monomotor chamado The Spirit of St. Louis (O Espírito de São Luís).

Charles A. Lindberg estava planejando usar esse pequeno avião para fazer um vôo sem escala através do Atlântico e ganhar o cobiçado prêmio de 25 mil dólares para o primeiro que fizesse este voo.

Quatro homens já haviam morrido na tentativa. Dois outros estavam perdidos. O problema era uma questão de peso. Como poderiam eles levar suficiente combustível? O Espírito de São Luís comportava 451 galões de gasolina e 20 de óleo. Para que houvesse espaço para tanto combustível era necessário despir o avião de muito do seu equipamento. Até o medidor de gás foi removido.

Charles Lindberg descartou páginas desnecessárias de seu diário de bordo e seções dispensáveis dos mapas de navegação. Ele se provera de botas especiais de vôo vários gramas mais leves do que as normais. Não levou rádio, porque sem este poderia levar 90 libras mais de gasolina. O paraquedas foi deixado para trás porque pesava 20 libras e seria desnecessário.

Um colecionador de selos ofereceu-lhe mil dólares se ele levasse uma libra de cartas para Paris. Lindberg recusou porque uma libra poderia fazer a diferença entre a vida e a morte.

Trinta e três horas e meia após levantar voo o Espírito de São Luís aterrissou em Le Bourget, o campo de pouso em Paris, onde grande multidão se aglomerou para saudar o herói Lindberg. Charles A. Lindberg obteve êxito porque soube solucionar o problema do peso.

Você e eu também temos um voo a fazer e um alvo a alcançar. Estamos empenhados numa corrida, e ganhar ou perder será uma questão de descartarmos pesos desnecessários em nossa vida.

Alguns de nós teremos de se desfazer de amigos que poderão estar nos conduzindo por caminhos errados. Há maus hábitos que precisam ser deixados e palavras que não mais devem ser pronunciadas. Seriam livros ou o uso do rádio ou da TV que alguns de nós teremos de pôr de lado? Talvez alguns discos de música vulgar devam ser esquecidos.

Talvez alguns maus costumes, como o de falar mal da vida alheia, seja a parte de alguns a evitar, bem como o hábito de dizer inverdades. Não haverá espaço para o orgulho e o egoísmo.

Seja o que for, deixe tudo para que você possa prosseguir com confiança e ganhar o prêmio da vida eterna.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO