ANDANDO NA VERDADE EM CRISTO


1ª João 2

Esboço
1Jo. 2:1-2 – Como Andar na Verdade em Cristo?
1Jo. 2:3-6 – Em Cristo separado do mundo.
1Jo. 2:7-11 – O Mandamento: O amor fraternal.
1Jo. 2:12-14 – A Vitória sobre o Maligno
1Jo. 2:15-17 – O Cristão não deve ser mundano
1Jo. 2:18-27 – A ação dos anticristos.
1Jo. 2: 28-29 – Os verdadeiros filhos de Deus.

INTRODUÇÃO

João escreve o capitulo 2 com a intenção de elucidar os ensinos sobre: Reconhecer os pecados, confessar, e ser perdoado por Deus que é Luz, e não tem comunhão com as trevas. (1Jo.1:5)

1. COMO ANDAR NA VERDADE EM CRISTO? (2:1-2)
Confissão dos pecados, perdão e propiciação.  

Propiciação: é expiação dos pecados é o pagamento pelos pecados para fazer justiça e obter o perdão de Deus. No Antigo Testamento a propiciação era feita pelo sacrifício de animais. No Novo Testamento, Jesus veio e se tornou no sacrifício perfeito pelos pecados de todo o mundo. 

VERSO 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. 1 João 2:1

a) “Meus filhinhos” – O diminutivo expressa a terna afeição de um pastor idoso e pai espiritual. Meus queridos filhos, isto é, filhos e filhas (ver 1Jo 2:12).

b) “Estas coisas”  – (uma referencia aos ensinos de 1Jo 1:6-10). Meu propósito ao escrever o que acabei de escrever não é que você use isso como uma licença para pecar, mas, pelo contrário, “para que não pequeis” (do original, implicando não apenas a ausência do hábito, mas de atos únicos de pecado).

“Para andar na luz” (1Jo 1:5,7), o primeiro passo é a confissão do pecado (1Jo 1:9), o próximo (1Jo 2:1) é que nós devemos abandonar todo pecado.

“O propósito divino tem por objetivo impedir a prática do pecado ou destruí-lo” (J.A. Bengel).

Johann Albrecht Bengel (24 de junho de 1687 - 2 de novembro de 1752), Nasceu na Alemanha, era um pastor luterano, era erudito de língua grega conhecido por sua edição do Novo Testamento grego e seus comentários sobre ele.

c) “Mas se alguém pecar” – deixe o pecado, enquanto o odeia e condena, não tenha medo de ir imediatamente a Deus, o Juiz, confessando-o, pois “temos um Advogado com Ele”

João está falando dos pecados ocasionais de um crente praticados por causa do engano e malícia de Satanás. O uso de “nós” imediatamente depois implica que todos nós estamos sujeitos a isso, embora não necessariamente constrangidos a pecar.

d) “Nós temos um advogado”  – Jesus é apresentado como este advogado por nós diante de Deus.

A defesa é uma bênção de Deus; há outras bênçãos que Ele concede aos bons e aos maus, mas a justificação, santificação, intercessão contínua e paz, Ele concede somente a Seus filhos.

e) “Advogado” – do Original: “paracleto”. O mesmo termo que é aplicado ao Espírito Santo, como o “outro Consolador”; mostrando a unidade da Segunda e Terceira Pessoa da Trindade. (Jesus e o Espirito Santo)

Cristo é o nosso Intercessor nos céus; e, em Sua ausência aqui na terra, temos o Espírito Santo a interceder por nós. A defesa de Cristo é inseparável para que consolo do Espírito Santo opere em nós, como o espírito da oração de intercessão.

f) “O justo – Como nosso “advogado”, Cristo não é um mero suplicante. Ele advoga por nós no terreno da justiça, ou da retidão, bem como da misericórdia. Embora Ele não possa dizer nada de bom de nós, Ele pode dizer muito por nós.

É a Sua justiça, ou obediência à lei, e sofrimento da sua total penalidade por nós, sobre a qual Ele alega sua reivindicação pela nossa absolvição.

O sentido, portanto, é “em que ele é justo”; em contraste com o nosso pecado (“se alguém pecar”).

O Pai, ressuscitando-o dentre os mortos, e colocando-o a sua própria direita, aceitou de uma vez por todas a reivindicação de Cristo por nós. Portanto, as acusações do acusador contra os filhos de Deus são vãs.

A justiça de Cristo está do nosso lado; porque a justiça de Deus é, em Jesus Cristo, nossa”(Lutero)

VERSO 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. 1 João 2:2

E ele é – Do Original: “E ele mesmo”. Ele é o nosso advogado vitorioso, porque Ele é “o sacrifício”; resumo, como em 1Co 1:30: Ele nos é tudo o que é necessário para “perdão dos nossos pecados”; o sacrifício propiciatório, provido pelo amor do Pai, removendo o afastamento e apaziguando a justa ira da parte de Deus contra o pecador.

É Jesus que veio para efetuar uma expiação ou reconciliação com Deus; e em Ez 44:29, que o sacrifício é para a oferta pelo pecado.

“E não somente dos nossos” – crentes: não judeus, ou seja, também os gentios, porque ele não está escrevendo para todos os crentes (1Jo 5:21).

“Mas também dos dos que estão em todo o mundo” – De todas as gentes;  a “defesa” de Cristo é limitada aos crentes (1Jo 2:11Jo 1:7): Sua propiciação se estende amplamente quanto aos pecado confessados e perdoados.

O QUE APRENDEMOS?

- Aprendemos que Andar na Verdade deve ser expressão da Vida Cristã.
- Aprendemos que nossos pecados nos separam da verdade, por isso devemos confessa-los ao Senhor para ser perdoado.
- Aprendemos que Jesus foi feito propiciação (Ele foi o próprio sacrifício) oferecido para restauração da verdade em nós.
- Aprendemos que Jesus é o nosso Perfeito Advogado, que intercede por nós diante de Deus (No trono do Juízo)
- Aprendemos que assim como João tratou de “Filhinhos” os crentes para os quais ele escreveu; Deus nos trata como “Filhos da Luz”.
- Aprendemos que a Mensagem de Salvação e Verdade, foi transmitida para “todo o mundo”, mas serão alvos dos Seus Cuidados: “aqueles que nele creem”

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

ILUSTRAÇÃO: Agora você é meu; duas vezes.

O pai, muito hábil fabricou um BARQUINHO para dar de presente ao Seu Filho...

O menino feliz brincava com o seu barquinho em tanque com água, no quintal da sua casa.

Havia um pequeno RIO ao longo da propriedade onde o menino morava.

Um dia aquele menino decidiu ir à margem do RIO  e levou o seu BARQUINHO...

Para tristeza daquele menino a correnteza do rio levou o seu BARQUINHO para bem longe... Ele ficou olhando... E pensou... “Nunca mais o verei...”

Passado algum tempo, o Pai foi à cidade e levou com ele o seu filho, andando pelas calçadas da cidade, o menino parou em frente a vitrine de uma loja e ficou olhando... (Era uma loja de objetos usados)... O pai perguntou... Porque você parou enfrente a esta vitrine?... O menino respondeu... “Olha ali meu pai...  É o meu barquinho na Vitrine...”

O pai olhou, e como foi ele próprio quem fabricou o BARQUINHO conheceu que realmente era o BARQUINHO que fabricou para o seu filho...

Entrou na loja... Contou toda a história de como fabricou o barquinho para o seu filho, e que dera de presente para ele... e contou como o havia perdido, na correnteza do rio!

O dono da Loja disse: Passou um Senhor aqui trazendo este barquinho, e eu o comprei para revendê-lo na loja... VOCÊ PRECISA PAGAR O PREÇO que está anunciado na vitrine e assim poderá leva-lo!
O pai pagou pelo preço anunciado... Comprou o barquinho... e deu-o novamente ao Seu  Filho...

E O MENINO DISSE: “Agora você é meu duas vezes, uma porque meu Pai te Criou... E outro Porque Ele pagou o Preço para restitui-lo para mim”

COMO ENTENDER?

Todos nós somos como este barquinho...
Fomos criados pelo nosso Pai...
O pecado um dia nos separou...
Mas Ele pagou o alto preço da nossa restituição...

Jesus Cristo derramou o seu sangue para nossa salvação!
Deus por meio do sacrifício do Seu Filho Jesus nos resgatou para Viver e Andar na Verdade.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB