ILUSTRES VISITANTES E SEUS PRESENTES



Mateus 2.1 – 12: A visita dos Sábios do Oriente e seus presentes de valor

Mateus 2:1,2 - “1. Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém. 2. e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Mateus 2:1,2

Esboço referente ao nascimento de Jesus, narrado em Mateus:

- Nascimento e Infância do Messias:  1:1-2:23
- A Genealogia de Jesus: 1:1-17
- Narrativa sobre o Nascimento: 1:18-2:18
- A Chegada em Nazaré (Galileia): 2:19-23

A Partir do Capitulo 3 observamos a narrativa do Ministério de Jesus.

OS MAGOS:


O episódio da visita dos MAGOS era cumprimento da PROFECIA que anunciava que de outras NAÇÕES viriam àqueles que prestariam HONRAS ao DEUS DE ISRAEL (Nm. 24.17; Isa. 49.23; 60.5; Sal. 72:10-15).


Nos países a leste da Israel, como a Pérsia, um mago era um homem sábio que tinha conhecimento de astrologia. Eram homens com muita educação sobre as estrelas e a natureza e também com conhecimentos de magia e adivinhação.

A Bíblia não diz que eram três. Esse número vem dos três presentes que deram para Jesus. A tradição associou cada presente a um mago, mas não há indicação de quantos eram. Apenas sabemos que eram mais que um.

Viram uma estrela e chegaram à conclusão de que o Messias dos judeus ia nascer. Mas eles não eram judeus, nem viviam segundo o ensino bíblico. Eles são, de facto, astrólogos. A astrologia hoje está muito na moda para certas pessoas, mas é preciso realçar que ler os horóscopos, consultar um astró1ogo, acreditar nesses ensinos é uma coisa que a Bíblia reprova.

Mas alguém dirá: se Deus condena como é que aparecem aqui os astró1ogos (Magos) a adorar Jesus e a serem apresentados no fundo como heróis desta história?

A resposta é fácil e basta nós olharmos para os outros personagens da história que lemos no Texto: Os outros personagens são o rei Herodes, os principais dos sacerdotes e os doutores da Lei.

A primeira diferença que estas personagens fazem dos magos é que são judeus e os magos são de outros povos (oriente/pagão).

Herodes, os chefes religiosos e os doutores da Lei gostavam certamente de afirmar com orgulho que eram judeus, que pertenciam ao Povo de Deus, estavam circuncidados, e tinham a Santa Escritura (A Torá).

Em Efésios 6.. o Apostolo Paulo fala sobre a verdadeira marca que CRISTO... E não a CIRCUNCISÃO

São, portanto aparentemente personagens que estão no ponto oposto aos magos. Os magos eram gentios, e os judeus desprezavam os gentios.

O FATO É QUE:

A atitude desses homens (os Magos) deve nos inspirar. Eles viajaram centenas de quilômetros para visitar Jesus recém-nascido, seguindo uma estrela, que segundo seus estudos indicavam seu nascimento.

Eles sabiam há muito que este menino era especial. Sua empolgação era quase incontrolável. Queriam compartilhar com todas as boas notícias. A minha oração é que o Espirito Santo conserve em nós este mesmo amor e apego a pessoas de Jesus.

Que a nossa empolgação em falar sobre ele apenas cresça, e que dia após dia sejamos cada vez mais incendiados por sua presença.

Pontos importantes como:

a) Reis, magos, sábios?
b) Eram Três, ou mais?
c) Do Oriente... Gentios, pagãos
e) “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram”. Mateus 2:11 – Então não foi na Mangadora!?
f) Três Presentes: Ouro, Incenso e Mirra.

Visitantes Ilustres e seus presentes valiosos:

1. Vindos do Oriente.

“v.1. Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém”. Mateus 2:1

A história de inicia com um nascimento, sobrenatural. O menino Jesus vem a Terra, nasce em Belém da Judeia ( Mateus 2.1 – Belém que significa: casa do pão), em um lugar que é a casa do pão, nada melhor do que nascer o Pão da Vida (João 6.35).

Ao nascer o Rei da Glória, uma estrela surge no céu (Mateus 2.1). 

Era comum do costume Oriental, achar que toda vez que uma estrela surgisse significava que, um Rei tinha acabado de nascer.

Imaginem os magos vindos do Oriente vendo aquela estrela, recolhem os melhores presentes e então vão em direção a estrela, uma jornada longa, de aproximadamente 1.600 km a camelo.

2. O rei Herodes, um homem que era vidrado no Poder.

“v.3. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém”. Mateus 2:3

Quando passam por Jerusalém, vão falar o rei, este foi Herodes, o Grande, rei da Judeia de 39 a 4 a. C. Herodes, era o pai de Herodes Antipas, tetrarca da Galileia, de 4 a 39 a. C. (homem que mandou degolar João Batista).

Herodes, o Grande, feito rei da Judeia pelos romanos, era um edomeu talentoso e enérgico, aumentando grandemente o esplendor de Jerusalém e construindo o templo que servia como centro dos cultos no tempo de Cristo.

Herodes era simplesmente fissurado pelo poder. Quando os magos vieram até ele, a pergunta que foi feita é simples: Onde está aquele que é nascido rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo (Mateus 2.2).

Imagine o pensamento de Herodes ao escutar que tinha nascido um rei dos judeus, certamente como a Bíblia Sagrada afirma, ele perturbou-se com isso (Mateus 2.3), sabe o que é mais interessante, a Palavra de Deus diz que toda a Jerusalém também se perturbou com ele (Mateus 2.3).

O rei preocupado convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas. Esses eram os dois grupos principais no Grande Sinédrio de Jerusalém, o tribunal de líderes religiosos dos judeus. Os príncipes dos sacerdotes eram os saduceus, e os escribas eram na sua maioria fariseus. Escribas significam literalmente “escritores”. Esses homens tinham a responsabilidade de copiar as Sagradas Escrituras e ensiná-las ao povo.

A pergunta que Herodes tinha era: onde havia de nascer o Cristo (Mateus 2.4). Eles respondem: em Belém da Judeia (Mateus 2.5-6).
"Mateus 2: 6. E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel". .. MISSÃO DO MESSIAS

Diante dessa afirmação, o rei vai até os magos e pede para eles procurarem diligentemente (com cuidado) pelo menino, e, quando acharem, voltar e avisar ele para que também pudesse adorar o rei dos judeus (Mateus 2.8).

Só que nós sabemos que, Herodes não queria de forma alguma adorar o menino. Pois ele tinha medo de uma pessoa conseguisse tomar o seu trono, na verdade, ele queria matar o menino Jesus (Mateus 2.16-18).

Porém, os magos obedecem e continuam sua jornada, sendo guiados pela estrela até que se deparam com a casa que estava Cristo (Mateus 2.9-11).

3. Os Visitantes Ilustres Chegaram ao Lugar onde estava JESUS:

“9. Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
10. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
11. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra”.
Mateus 2:9-11

- Ouro, Jesus é Rei.

O propósito do Evangelho de Mateus foi de testificar que Jesus era o Messias da promessa do Antigo Testamento, e que sua missão messiânica cosntituia em trazer o Reino de Deus.

- Incenso, Jesus é Sumo Sacerdote.

“Incenso é o presente para um sacerdote. Até o tempo de Jesus os sacerdotes ofereciam sacrifícios por si mesmos e pelo povo. Esses sacrifícios precisavam ser repetidos, pois eram imperfeitos, oferecidos por homens imperfeitos. Jesus veio ao mundo como o supremo sacerdote, o sacerdote perfeito, sem pecado, para oferecer um sacrifício perfeito, a sua própria vida. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também é o Sumo Sacerdote que, na cruz, fez um único e cabal sacrifício pelos nossos pecados. Ele é ao mesmo tempo o Sacerdote e o sacrifício. Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens, aquele que abriu para nós um novo e vivo caminho para Deus, por cuja morte, o véu do templo foi rasgado, dando-nos livre acesso à presença do Pai. Jesus é o caminho para Deus, a porte do céu”. (Hernandes Dias Lopes)

Jesus é descrito de vários modos nas Escrituras.

- Ele é o bom pastor, o Pastor Supremo (João 10:11; 1 Pedro 5:4),
- Rei (Apocalipse 19:16; Atos 2:29-36),
- Profeta (Deuteronômio 18:17-19; Atos 3:22-23; Lucas 13:33),
- Mediador (Hebreus 8:6) e salvador (Efésios 5:23).

Cada uma destas descrições salienta alguma função que Jesus desempenha no plano da salvação. Talvez a mais completa descrição de Jesus com respeito a sua obra redentora seja a de SUMO SACERDOTE

- Mirra, Ele é o nosso bom Salvador.

Na antiguidade a resina extraída desta planta servia para embalsamar os corpos dos mortos, quando os magos oferecerem este presente ao Senhor este significava a nossa redenção pela morte do Senhor Jesus na cruz do calvário, oferecerem este presente, pois sabiam que estavam diante do salvador.

A mirra também tem um aroma muito agradável, um cheiro suave, impregnante, um aroma que mesmo depois de muitos minutos longe dele você pode senti-lo como se estivesse ao seu lado.

Temos que exalar o bom perfume de Cristo em nossas vidas, em nossos atos, tanto em caráter como em tudo o que fazemos. Assim saberão que o bom perfume de Cristo é exalado em nossas vidas e em nossos corações. (2 Coríntios 2:15)

APLICAÇÃO

O nascimento de Jesus está carregado de episódios como vemos durante as comemorações natalinas:

- Zacarias, Isabel, João o Batista.
- Anjo Gabriel, Maria e José.
- Anjos, Pastores das montanhas de Belém.
- Estrela do Oriente, Magos, Presentes.
- Herodes e seu ódio, morte dos meninos.
- Egito, retorno, Nazaré (Galileia)....

Esses elementos nos ensinam o quanto o Senhor Deus está no controle da história de amor pela criatura humana.

Aprendemos com o texto o cumprimento das profecias, principalmente de Isaias, que fala da rejeição dos judeus, e da aceitação de outros povos.

Aprendemos que o ódio e a inveja distancia o homem do propósito de Deus, e o torna cruel: enganador e insensível.

Aprendemos que o Senhor aceita a adoração, de qualquer pessoa, de qualquer raça, ou cultura, desde que Reconheça Jesus o Rei dos Reis.

Aprendemos o significado dos presentes, embora valioso, mas com sentido relevante:

- Ouro – Realeza de Cristo
- Incenso – O Sumo Sacerdote Jesus
- Mirra – Sua morte no lugar de todos os pecadores.

Três presentes que podemos oferecer ao Senhor JESUS:

- Crer que Ele é o Sumo Sacerdote em nossas vidas.
- Aceitar o Seu Sacrifício como suficiente para nossa salvação.
- Ser submisso ao Senhorio de Jesus o Rei dos Reis em nossas vidas.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO