CONHECER E CUMPRIR A VONTADE DE DEUS

1ª Pedro 4

No texto, o apóstolo Pedro com a exortação sobre dedicar tempo no cumprimento da vontade de Deus.

Ele lembra que anteriormente a vida do novo crente, pertencia a prática do pecado, mas agora não

Ao revelar diversos e maravilhosos conselhos o apostolo cita mais uma vez o exemplo de Jesus Cristo, ao falar sobre o sofrimento. Mostrando que é melhor sofrer fazendo a vontade de Deus do que sofrer por causa do pecado.

Encerra alertando sobre o julgamento da casa de Deus. Ele faz o alerta dizendo: “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?”.

Conhecer e cumprir a Vontade de Deus, parte dos seguintes entendimentos:

Vs. 1 – 6: Consciência do tempo que lhe resta.

“v.2 para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus”.

- Jesus Cristo o “Exemplo”
1. Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

- Viva para fazer a vontade de Deus.
 2. Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

- Passado sombrio.
3. No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

- Porque os insultos?
4. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam.

- Que pode julgar pedirá contas.
5. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

- O Evangelho produz vida
6. Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus. 1 Pedro 4:1-6

Vs. 7 – 11: Conselhos diversos

“10. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.

- Conselhos Práticos da Vida Cristã enquanto há tempo:
7. O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

- Sinceridade ao demonstrar amor.
8. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

- A boa pratica da hospitalidade.
9. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.

- Os Dons são para “Servir” aos outros.
10. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

- Como Deus quer o seu “Serviço”:
11. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus.
- Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê,
- de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.  1 Pedro 4:7-11

Vs. 12 – 16: Sofrendo por amor a Jesus

“13. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria”.

- “Ser provado” não deve surpreender o crente
12. Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

- Como se sente o crente que participa dos sofrimentos de Cristo
13. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

- Aquele que sofre por Cristo, tem o Espírito de Deus.
14. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

- Há praticas vergonhosas que causam sofrimentos
15. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.

- Mas se sofre por causa de Jesus, não se envergonhe.
16. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. 1 Pedro 4:12-16

Vs. 17 – 19: O julgamento da casa Deus 

17. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus...

- A Forma que Deus tem para demonstrar sua Justiça
17. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

- Não é fácil manter-se justo,...
18. E, se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?

- Mas é possível...
19. Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem. 1 Pedro 4:17-19

Vejamos:

4. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. 5. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 1 Pedro 4:4,5

Aqui você tem a mudança visível realizada naqueles que no versículo anterior foram apresentados como tendo sido muito maus na primeira parte da sua vida.

Eles já não estão correndo as mesmas corridas, nem com as mesmas companhias, como faziam anteriormente.

Assim, observe a conduta dos ímpios conhecidos para com eles. Eles “…acham estranho”, eles estão surpresos e admirados, como diante de algo novo e incomum, que os seus antigos amigos tenham mudado tanto, e não corram com tanta intensidade como faziam “…no mesmo desenfreamento de dissolução”, aos mesmos excessos de embriaguez e luxúrias que antes tinham perseguido ardente e loucamente.

“…blasfemando de vós”.

A surpresa deles os conduz à blasfêmia. Falam mal dos convertidos, da sua forma de viver, da sua religião e do seu Deus.

Os que estão realmente convertidos não retornam ao seu antigo curso de vida, por mais que sejam tentados a isso pela reprovação ou pelas lisonjas dos outros.

Nem a persuasão nem a censura vão prevalecer sobre eles para que façam, ou seja, como estavam acostumados a fazer ou ser.

O temperamento e o comportamento dos verdadeiros cristãos parecem bem estranhos para homens descrentes. Que os cristãos desprezem aquilo de que todos os demais gostam que eles creiam muitas coisas que a outros parecem incríveis.

Que eles tenham prazer em coisas que são enfadonhas e tediosas, que sejam zelosos quando não têm nenhum interesse visível a que servir, e dependam tanto da esperança, é isso que os incrédulos não conseguem compreender.

Os melhores atos de pessoas convertidas não podem escapar das críticas e calúnias dos que são descrentes. As ações que custam a um bom homem os maiores esforços, o maior perigo e a autonegação, são as mais censuradas pelo mundo rude e mau.


Eles falam mal de pessoas boas, embora colham eles mesmos os frutos da caridade, piedade e bondade dos cristãos.

Fonte: https://www.jesuseabiblia.com/biblia-de-estudo-online/1-pedro-4-estudo/ 

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO