PALAVRA DA ESPERANÇA

Salmo 119: Vs. 73-80 – Palavra da Esperança

Esta é a decima parte do Salmo 119; precedido da letra hebraica YOD; que quer significar "mão ": Que conduz à ESPERANÇA!
Estes versos são a revelação da experiência pessoal e sua influência nas nossas relações.
No Salmo; o autor fala com Deus oedidndo por sua bondade e por sua misericórdia!
Em um mundo corrompido, onde a maldade se multiplica, e o amor se esfria; cumpre-se a profecia de Jesus:

“Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” Mateus 24.12.

Ainda assim os salvos têm esperança, a PALAVRA é a fonte e revelação desta esperança.

V.73. Esperança que ensina. “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram, ensina-me para que eu aprenda os teus mandamentos”.

- Deve haver gratidão e afeição a Deus pela forma como Ele nos criou e nos abençoou com sua presença.

V.74. Esperança para os que temem ao Senhor. “Alegram-se os que temem... porque na tua palavra tem esperança”.

- Quando uma pessoa é alcançada por Deus e o reverência - Nasce a Esperança.

V.75. Esperança que revela fidelidade divina. “Sei que os teus juízos são justos e com fidelidade me tocas”.

- Deus é fiel e justo quando exerce a disciplina o Seu Filho.

"Melhor  é cair nas mãos do Deus justo; do que estar nas mãos dos impuros" (Zequinha)

V.76. Esperança que consola. “Venha, pois, a tua bondade consola-nos, segundo a tua Palavra”.

- Expressão da confiança na confiança em Deus com base na Sua Palavra.

V.77. Esperança da Misericórdia. “Venha sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva...”.

- Deus é compassivo: Ele garante aos filhos sua presença misericordiosa nos momentos de tribulações.

V.78. Esperança que deve ser meditada. Meditar sobre o quanto podemos esperar no Senhor! “Eu, porém, meditarei nos teus preceitos”.

- Mesmo diante da perversidade e adversidade; o crente meditanos preceitos do Senhor e tem esperança.

V.79. Esperança que reconcilia. “Votem-se para mim... os que te temem... e os que conhecem os teus testemunhos”.

- Aqueles que conhecem o Senhor e o temem; andam no Seu Caminho.

V.80. Esperança que corrige. “Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado”.

- Sinceridade e Verdade Divina são as únicas coisas que prevalecem no dia a dia do crente; e por este caminho que o Senhor fará seu juízo!

APLICAÇÃO

É fato que vivemos num mundo distante dos propósitos de Deus.
Mas nossa esperança se renova a cada manhã!

A fonte da nossa ESPERANÇA é a Palavra de Deus:

- Que nos ensina. V.73
- Que nos revela o que é “Temor a Deus”. V.74
- Que nos revela da fidelidade divina. V.75
- Que nos consola. V.76
- Que nos revela a Misericórdia divina. V.77
- Que nos faz meditar. V.78
- Que nos reconcilia com Deus. V.79
- Que nos corrige. V.80

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO