EXPECTATIVAS DE JESUS NA SUA ORAÇÃO. -João 17

João 17 - Oração Sacerdotal.

“Unideade da Igreja” – Uma resposta à expectativa da Oração de Jesus.

Importante que João registra no Capítulo 17, a prática da oração de Jesus algo que fez parte da prática do Senhor Jeaus durante todo o Seu Ministério.

Após a última ceia, antes de ir ao Getsêmani, Jesus, reunido com seus discípulos realiza a oração conhecida como “A oração sacerdotal”.

Oração Sacerdotal, o trecho mais longo das orações de Jesus, um capítulo inteiro.

Vemos na oração revelações profundas acerca do propósito de Jesus para seus discípulos e também para todos nós, seguidores de Cristo.

Três aspectos da Oração do Senhor Jesus neste capítulo 17.

- Clama ao Pai sobre a Sua Hora, já estava próxima à Crucificação.

- Clama ao Pai pelos seus discípulos.

- Clama ao Pai pelo cristãos de todos os tempos.

A ORAÇÃO DE JESUS POR SI MESMO

No verso 1 até o 5,

João 17:

1 JESUS falou assim e, levantou seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

- É chegada a hora.

- Glorifica a teu Filho.

- Para que também o teu Filho te glorifique a ti

- Jesus na sua oração apresenta a expectativa da Hora da Sua Glorificação, assim a do Pai!

A ORAÇÃO DE JESUS POR SEUS DISCÍPULOS

No verso 6 até ao 19,

João 17

6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;

8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho uguardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

- Jesus intercede pelos seus discípulos.

- Para eles permaneceram firmes na Palavra

- Para que reconheçam Sua divindade. (DE Jesus)

- Para que sejam obedientes à Palavra de Deus.

- Para que sejam santificandos na Verdade da Palavra.

- Mesmo que o mundo os odeie.

Assim, Jesus pede para que da mesma forma com que o Pai o enviou ao mundo para salvar a humanidade,.

Que os Seus discípulos, santificados na Palavra,  sejam enviados ao mundo para a pregação e Testemunho do Evangelho.

A ORAÇÃO DE JESUS PARA AQUELES QUE VIEREM A CRER

No verso 20 até o 26.

João 17

20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

- Vemos Jesus orando à Deus por nós, ou seja,

- Por todos aqueles que vierem a crer em Seu nome.

- PELA TUA PALAVRA!

Isso é algo maravilho, pois Jesus, naquele instante estava olhando de forma individual para todas as pessoas de gerações futuras.

Jesus reforça seu pedido de unidade no relacionamento dos convertidos reunidos na Igreja.

- E a base desse pedido pode ser vista no verso 21, “para que o mundo creia”.

O mundo precisa “enxergar” Jesus através da nossa unidade.

ATOS REVELA como  a igreja primitiva entendeu e viveu esta UNIDADE.

- Os Discipulos e os convertidos da época uniam-se uns aos outros em reuniões de ensino, nas refeições e até mesmo no compartilhar de todos os bens materiais.

Então, as pessoas ao redor podiam ver a diferença na vida dos cristãos, e a cada dia o próprio Senhor acrescentava à Igreja todos os que estavam sendo salvos.

Atos 2 47 - "Caiam na Graça dos de fora"!

Imagine Jesus orando pelos crentes de hoje em tempo de Guerra...

IMPORTANTE OBSERVAR

Em Joao 17 - Jesus exerce um papel de sacerdote em sua oração.

A função do sacerdote era ser um representante do povo diante de Deus, realizar sacrifícios e também prestar adoração.

Em Hebreus 7.27 vemos que não há mais necessidade de o povo ter um sacerdote como representante, pois Jesus é o nosso Sumo Sacerdote perfeito.

Hoje, todos os cristãos genuínos são feitos sacerdote em Cristo, pois podem ter um relacionamento direto com Deus por meio da reconciliação em Jesus e por meio da obra santificadora do Espírito Santo que capacita o redimido a viver uma vida santa de acordo com a vontade do Senhor.

Com isso, Cristo nos ensina a orar por nós mesmos, pelas pessoas ao nosso redor e também por toda a igreja espalhada pelo mundo.

FOI ASSIM, que Jesus, antes de encerrar a oração: ELE  pede à Deus para que Seus Dscipuulos vivam a unidade um com os outros e a unidade com o Pai por meio dEle.

João 17:23

"Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim".

A UNIDADE DA IGREJA DE JESUS, PROPORCIONA.

- Edificação espiritual.

- Quebrantamento.

- Transformação.

- Santificação.

- Ambiente Fraternal.

- Cumprimento da Missão.

- Formação de um Corpo.

(ROM.12, 1COR 12, EFESIOS 4)

1Tss. 5.11 - A Unidade Ensina o significado de: "Edificar uns aos outros"

Prov. 27.17 - Diz.

"Assim como o ferro afia o ferro, o Homem afia o seu companheiro.

VAMOS PENSAR UM POUCO e nos Aplicar:

O que podemos fazer para passar a conhecer o Pai e o Filho?

-  Vida devocional de Oração e estudo da Palavra.

Qual a importância da unidade dentro da igreja?

- Ser instrumento de fortalecimento do nosso irmão, e ajudar no crescimento da Igreja.

Quais das funções sacerdotais devemos exercer nos dias de hoje?

- Falar com Deus em oração em nosso favor e em Interceder uns pelos outros.


Pr. Ozéas Dias Gomes - Outubro 2023

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO