BEM AVENTURANÇA DO PERDÃO

Salmos 32:1, e 2

“v.1. Bem aventurado aquele cuja transgressão é PERDOADA, e cujo pecado é coberto”.

“v.2. Bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”.

Notas:/

- Transgressão perdoada – Desobediência

- Pecado é coberto – Pelo Sacrifício de Jesus.

- Não imputada maldade – Sem culpa

- Cujo espírito não há engano – Integridade.

Os salmos são poesias, louvores da congregação de Israel,  de vários autores, na maioria  de Davi, que expressam sua relação com Deus.

O Salmo 32 é de Davi que expressa em poesia e louvores o prazer de ser perdoado.

Davi expressa a importância do Perdão de Deus sobre nossas vidas.

Assim somos conduzidos ao entendimento que somos perdoados pelo sacrifício de Jesus na Cruz.

A necessidade do perdão está afeto ao fato de ter pecado contra Deus, para ter a alegria do perdão, o pecador precisa mostrar-se arrependido, e confessando ao Senhor o seu pecado, recebe o PERDÃO, de Jesus, Senhor e Salvador.

Vs. 3, e 4 – O Perdão traz alívio

- “Guardei silencio” – precisa ser encorajado a confessar.

- “Envelheceram os meus ossos” – Expressam do salmista que traduz a dor que o pecado produz.

- “Pelo meu bramido em todo o dia” – o grito da agonia devido ao pecado.

- “A tua mão pesava sobre mim” – A consciência do pecado pesa!

- “O meu humor se tornou em sequidão” – Profunda tristeza resultado da desobediência.

Quando há verdadeiro arrependimento, o Senhor Perdoa, e transforma a vida do pecador, senti alivio das dores por causa do pecado.

Vs. 5, e 6 – Perdão alcançado.

Pecado confessado é perdoado.

- “Confessei-te o meu pecado” – Prontidão em confessar o pecado ao Senhor.

- “A minha maldade não encobri” – Ao contrario da atitude do Verso 3 – Silêncio. Aqui a coragem de abrir o coração.

- “Dia eu: Confessarei ao SENHOR” – O Salmista expressa a sua esperança no Senhor que pode perdoar.

- “E tu perdoaste a maldade do meu pecado” – Reconhece que o pecado é mal. Mesmo assim o Senhor perdoa quando confessado com sinceridade.

- V6. Na oração há forças para o perdão.

“Por isso todo aquele que é santo” – O Salvo faz orações ao Senhor.

- “O tempo de te poder achar”  - Isaias 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”

Jeremias 33.3 “Clama a mim e te responderei, a te anunciarei coisas grandes,,,”

Vs. 7, e 8 – Perdão produz segurança e instrução.

- “Tu és o meu lugar” – Certeza de segurança.

- “Em que me escondo” - lugar de refugio.

- “Tu me preservas da angustia” – Que o pecado produz, o perdão alivia a angustia.

- “Tu me cinges de alegres Cantos de Livramento” – Revestimento da alegria que se expressa em louvor.

- v.8 – O Salmista inspirado pelo Espirito, revela o compromisso do Senhor.

“Instruir-te-ei” – Disposição em conduzir a vida perdoada.

“O Caminho que deves seguir” – Direção que encontramos na Palavra da Verdade.

“Guiar-te-ei com os meus olhos” – o Cuidado Divino – Ele ver toda a nossa caminhada.

- Vezes para nos dirigir.

- Vezes para corrigir os nossos rumos.

Vs. 10, e 11 – Perdão sua relação com a misericórdia do Senhor, e retidão de coração.

- “Mas aquele que confia” – A importância de se Confiar – No Senhor!

- “A Misericórdia o cercará” – A presença do Senhor, ou enviado do Senhor em favor da vida perdoada – Salva!.

Salmos 34:7 – “O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os liberta”

- v.11. – Alegria dos Justos.

“Alegrai-vos no Senhor” – Único merecedor da nossa adoração.

“Regozijai-vos, vós justos” – Alegria somente possível aos que são perdoados em Jesus.

“Cantai com alegria – Vós que sois retos de coração” – Louvor autentico dos salvos.

Importante – Não são assim os ímpios.

- V.9 - OS ímpios não têm entendimento:

– “Não sejais como cavalo” – Uma figura muito citada nos salmos de Davi – Um Rei Guerreiro.

Que não tem entendimento” – É dirigido por aquele que o domina.

Cuja boca precisa de cabrestos e freios” – Dirigido por aquele que está no seu comando.

- v.10 -O Ímpio tem muitas dores” – Resultado do pecado, ou desobediência.

Salmos 1:4-6 – “OS IMPIOS são como a moinha que o vento espalha” – Inseguros.

“Por isso os ímpios não subsistirão no juízo” – Condenados por não buscar o perdão.

“Nem os pecadores na congregação dos justos” – Não comunhão entre luz e trevas.

Salmos 1:6 – “Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos” – Perdoados e Salvos.

“Porem o caminho do ímpio perecerá” – Devido ter vivido no pecado.

Lições que precisamos aprender:

a) Deixar-se ser instruindo – “Instruir-te-ei” – v.8.

b) Deixar-se ser guiado – “Guiar-te-ei” – v.8

c) Entender o valor do Perdão – “Bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade” – v.2

d) Entender que o caminho é o arrependimento e a confissão – “Confessei ao Senhor as minhas transgressões, e tu perdoaste a maldade do meu pecado” – v.5

e) Usar o instrumento de comunicação com o Senhor que Perdoa – A Oração – “Por isso todo aquele que é santo orará a ti” – v.6

f) Entender que a segurança e refugio do salvo é o SENHOR – “Tu és o lugar em que me escondo, tu me preservas da angustia” – v.7

g) Saber que a Alegria do Perdão vem do SENHOR – “Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós justos” – v.11.

Concluímos que:

Devemos observar que o pecado traz diversas consequências, como foi com Davi, e tantos outros personagens na Palavra de Deus.

Mas, é necessário arrependimento e confissão, como fez Davi (Salmos 51).

E assim perdoados, seremos alvos das Bem aventuranças do Perdão que vem de Deus por Jesus, Nosso Salvador.

E como a existência do perdão  produz alegria, jubilo na vida daquele que faz confissão ao Senhor

 

Pr. Ozéas Dias Gomes – Junho 2023.

Programas Diários (24H no Ar):  
Com Louvores, Reflexões Bíblica.

Noticias e Muito mais.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO