RELACIONAMENTO COM DEUS

No Relacionamento com Deus, nós vencemos as nossas guerras.

Tiago 4:7, e 8

V.7 (a)

Portanto, submetam-se a Deus - Tiago 4:7

V.8 (a)

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês - Tiago 4:8

- Entendo que essas citações expressam a ideia central do Capitulo 4 – Nossa Ralação com Deus!

Em Tiago 4, aprendemos qual é a raiz das guerras (brigas), discussões, desentendimentos e intrigas que há entre as pessoas, são os desejos malignos do coração.

Tiago adverte que se formos dominados por eles viveremos em guerra.

Só não temos o que desejamos por dois motivos:

1. Não pedimos a Deus, ou

2. São pedidos que Deus não atende.

Tiago aprofunda a ideia de relacionamento, compromisso e intimidade com Deus.

Ele nos mostra o que é necessário para se achegar a Deus de forma real e sincera.

Adverte quanto o julgamento uns dos outros.

Não somos juízes da Palavra de Deus, apenas observadores.

Por isso, nosso comportamento deve ser de união e respeito mesmo quando discordamos em alguns pontos.

Por fim, Tiago fala sobre a expectativa do dia de amanhã.

Não podemos nos gloriar nele, pois ele não existe ainda.

Devemos nos gloriar no Senhor e na esperança de que o “amanhã” virá por causa da sua graça.

Esboço de Tiago 4:

4.1 – 3: O motivo das “guerras”

4.4 – 6: Amizade com o mundo é inimizade contra Deus

4.7 – 10: Como chegar perto de Deus

4.11 – 17: Julgar o próximo e o dia de amanhã

Entendemos que a mensagem que Tiago quer passar é de consciência da nossa dependência de Deus, para que haja paz no nosso interior.

E sermos capazes de cuidar da nossa relação com o Senhor e com os nossos irmãos, e ser dedicado a boa pratica da oração.

POR QUE DAS INTRIGAS?

Tiago 4.1 – 3

v.1. De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

v.2. Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

v.3. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Versos 1 a 3 – O Senhor nos confronta com a realidade das desavenças que podem existir no seio da Igreja.

1. De onde vêm às guerras e pelejas entre vós?

- Uma pergunta de retórica, a fim de estimular o raciocínio.

- Porventura... – Indica possibilidades. A saber...

- Dos vossos deleites... – excesso de prazer no caso aqui “carnal”

- Que nos vossos membros guerreiam... – Não se trata de guerras entre as nações, mas as discussões e divisões entre os cristãos.

Guerras e contendas aparecem citadas aqui em contraste com a paz do versículo que precede este texto (Cap 3:18).

Assim, a fonte destas guerras encontra-se nos deleites, e prazeres carnais que podem circular entre os membros da comunidade cristã.

2. A causa do “nada tendes...”

“Cobiçais, e nada tendes...”

Tiago 4:2

- Cobiçais... – Instinto próprio da natureza (Sem ocontrole do Espírito Santo)

- Matais... – Escolha dos prazeres carnais, “matam” o lugar de Deus na vida.

- Sois invejosos...- Sentimento motivado pelo pecado.

- E nada podeis alcançar... – Não podem receber de Deus, por causa da inveja... (pecado).

- Combateis e guerreais... – Exposição ao engano

- E nada tendes, porque não pedis... – Devido ao domínio do erro, não sabe pedir, e faz de forma errada.

Tiago revela o porquê dos desejos não serem atendidos.

Quando há inveja, cobiças, e o lugar de Deus sendo ocupado pela vontade da carne, não há como o receber do Senhor respostas aos pedidos; e mais, assim nem mesmo ocorre a lembrança de consultar ao Senhor pela oração.

“Mas nada tendes, porque não pedis” – Deus promete àqueles que oram não àqueles que lutam.

A petição do lascivo, assassino e contencioso não é reconhecida por Deus como oração.

Se orássemos, não haveria “guerras e brigas”. Assim, esta última oração é uma resposta à pergunta: 

“De onde vêm as guerras e brigas entre vós?” Tiago 4:1.

Portanto, se desejamos a atenção do Senhor em nosso favor, se faz necessário viver com integridade.

3. Pedis, e não recebeis...

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Tiago 4:3

- Pedis, e não recebeis... – Pedidos expressam desejos, se não é recebido, vem a frustração.

- porque pedis mal... – Pedir em vão.

- Para o gastardes em vossos deleites... – Proveito próprio (prazeres).

O autor chama a atenção dos irmãos para o fato de não terem suas orações respondidas, estava baseada no egoísmo do intercessor.

Portanto, Se orardes corretamente, todas as vossas necessidades serão supridas; os desejos impróprios que produzem “guerras e brigas” então cessarão.

Mesmo as orações dos crentes geralmente são melhores respondidas quando seus desejos são mais opostos aos anseios impróprios.

INIMIZADES CONTRA DEUS

Tiago 4.4 – 6

v.4. Adúlteros e adúlteras (INFIEIS) não sabem vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

v.5. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

v.6. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Os versos 4 a 6 – Mostram que o apego às coisas da carne, compromete as relações, e comunhão com Deus, que o texto chama de “Amizade com o mundo e Inimizade com Deus”.

1. Inimizade contra Deus...

“Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” Tiago 4:4

- Adúlteros; e adúlteras... – Infiéis.

A expressão: “Adúlteros; e Adúlteras” deve-se ao fato de que à moda dos profetas do V.T. que se referiam a Israel como sendo a esposa de Jeová.

“Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”. Isaías 54:5

“Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”. Jeremias 3:20

“Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque ao prostituir-te abandonaste o teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo”. Oséias 9:1

“Ter relações com pessoas e coisas que são pelo menos indiferentes para com Deus, caso sejam abertamente hostis; assim é estar em inimizade com Deus” (App Bíblia de Estudo).

- que a amizade do mundo... – Apego ao mundo.

- É inimizade contra Deus?... – Se volta contra Deus.  

- Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo... – Fazer a vontade da carne.

- Constitui-se inimigo de Deus... – Deus não tem comunhão com as trevas

Quando o homem faz a opção pelo apego às coisas mundanas, afasta-se de Deus, e se faz inimigo do Senhor.

“Do mundo” – na medida em que os homens, seus motivos e atos são alienados à Deus, por exemplo, seus “prazeres” egoístas (Tg 4:3), cobiças, “guerras e lutas” (Tg 4:1).

“Inimizade” – não apenas “hostil”; um estado de inimizade: Compare com 1Jo 2:15, “ama o mundo…o amor do Pai”.

“Quem quiser serconstitui-se” – Seja ele bem sucedido ou não, se seu desejo é ser amigo do mundo, ele se torna ou é pelo próprio fato, “o inimigo de Deus”. Em contraste com “Abraão, o amigo de Deus”.

Portanto, para não comprometer a nossa amizade com Deus, sempre necessário abdicar o apego às coisas mundanas.

2. Deus tem ciúmes!

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:5

- Diz as Escrituras... – A Palavra apresenta as razões porque os cristãos não podem ser amigo do mundo.

- O Espírito que em nós habita... – Por meio da salvação, Tiago está se dirigindo à comunidade de Salvos em Cristo.

- Tem ciúmes... (?)... – Uma interrogação para que os crentes reflitam:

“Deus, Ele se entristece com ciúmes pelo Espírito que colocou em nós para habitar. Deus é um Senhor Zeloso” (App Estudo Bíblico).

Zac. 8:2 - “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelei por ela”. Zacarias 8:2

1Co. 10:22, 23 - “v.22. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?

v.23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 1 Coríntios 10:22,23

Entendemos que o Senhor não tolera uma fidelidade dividida.

3. O Deus que dá graça...  Aos seus amigos!

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Tiago 4:6.

As dificuldades em se viver para Deus dedicadamente num mundo mau são muitas, mas Ele dá maior graça aqueles que humildemente a Ele se submete.

“Por isso diz” – O mesmo Deus que faz com que Seu Espírito habite nos crentes (Tg 4:5).

Pelo Espírito também fala nas Escrituras.

A citação aqui é provavelmente de Pv 3:34; e Pv. 21:10

Em hebraico (Original), é “despreza os escarnecedores”, ou seja, aqueles que pensam que “a Escritura fala em vão”.

Entende-se ao que valorizam a amizade com Deus (comunhão); Ele concede a Sua Infinita Graça.

DOMINIO DE DEUS SOBRE A VIDA DO SALVO

Sujeitai-vos a Deus...

Tiago 4.7 – 10

v. 7. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

V.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

v.9. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

v.10. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Os versos 7 a 10 – Trata da sujeição do salvo, a Deus, e o que fazer para chegar-se a Ele.

1. Sujeitai-vos, pois a Deus.

“v.7. Sujeitai-vos, pois, a Deus” - Tiago 4:7

- Sujeitai-vos, pois, a Deus... – O primeiro de oito imperativos.

- Sujeitai-vosa Deus – assim estareis entre “os humildes”, 

Veja: Tg 4:6; Tg 4:10; 1Pe 5:6.

O diabo, inimigo de Deus, deve ser enfrentado com resistência e, então, ele fugirá de vós.

- Resisti ao diabo... – Os seus ataques.

Resisti ao diabo – Sob sua bandeira, orgulho e inveja são alistados no mundo; resistir às tentações dele para estes.

A linguagem é tirada da guerra. “Sujeitar” como um bom soldado coloca-se em completa sujeição ao seu capitão. “Resista”, permaneça bravamente contra.

Veja o exemplo de Jesus em Mat. 4.11.

“v.10. Então lhe disse Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
v.11. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”.
Mateus 4:10,11

- E ele fugirá de vós... – Irá para longe de vós.

 “Submissão é mais que obediência; ela envolve humildade” (Calvino).

Ele fugirá – Pois é uma promessa de Deus, não uma mera garantia de homem para homem. Ele fugirá como fugiu de Cristo.

Entendemos que Resistir o diabo, e Sujeitar-se a Deus, são dois importantes passos na fuga do pecado o mundanismo.

Fé, orações humildes e sabedoria celestial são as armas da resistência.

2. Chegai-vos a Deus.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”. - Tiago 4:8,

Ações de reconciliação...

- Chegai-vos a Deus... – Comunhão intima.

Aproximai-vos de Deus – “Apegue-se a Ele”. Dt 30:20.

 Ou seja, em oração (Tg 4:2-3) “resistindo a Satanás”, que se oporia ao nosso acesso a Deus.

- E Ele se chegará a vós...- Em resposta à Sua Busca Dele!.

Ele se aproximará – favoravelmente.

- Limpai as mãos, pecadores... – Uma referência a conduta.

- Vós de duplo ânimo... – Dupla mentalidade (dividido)

- Purificai os corações... – Pureza de coração.

- Senti as vossas misérias... – Ações de arrependimento.

- Lamentai e Chorai... - Quebrantamento

- Converta-se o vosso riso em pranto... – Transformação

- E o vosso gozo em tristeza... -

No arrependimento, lamentar e chorar, estas atitudes são mais condizentes do que o riso r a alegria da frivolidade e a leviandade do mundo.

Como no exemplo de Paulo: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:24

Os imperativos da reconciliação com Deus:

Chegai-vos... Limpai... Chorai... Purificai...

Senti... Lamentai... Converta-se...

Portanto, a reconciliação é necessária para que nossas vidas tenham o domínio do Senhor.

3. Quem se humilha será exaltado.

“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. Tiago 4:10

Tiago retoma à sua exortação inicial com ao imperativo humilhai-vos. A promessa paralela é “E Ele vos exaltará”.

“Humilhai-vos diante do Senhor” – como continuamente na presença daquele que é o único digno de ser exaltado: reconhecendo Sua presença em todos os seus caminhos, o mais verdadeiro incentivo à humildade.

A árvore, para crescer para cima, deve atingir suas raízes profundamente; assim o homem, para ser exaltado, deve ter sua mente profundamente enraizada na humildade.

Em 1ªPed 5:6,“Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus”, ou seja, da Providência: um pensamento distinto do que aqui.

Ele vos exaltara – em parte neste mundo, totalmente na eternidade (Será pleno)

Assim, a humildade é indispensável para nossas relações com Deus.

QUEM PODE JULGAR?

Perigo de julgar o próximo

Tiago 4.11 – 12

V.11. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

V.12. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

O verso 11 e 12 – O autor adverte a Igreja quanto ao assunto: Julgar o próximo

1. Irmão não fale mal uns dos outros..

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão” - Tiago 4:11

- Irmãos... – Mais uma vez Tiago se dirige a Igreja

- Não faleis mal uns dos outros... – Admite a possibilidade de que isso possa acontecer.

- Quem fala mal de um irmão... – Mostra a preocupação quanto as palavra dita fora de hora, ou da forma errada (na Igreja).

- Fala mal da lei, e julga a lei... – É como falar contra a Palavra da Verdade.

- E se tu julgas a lei,.. Tiago explica

Já não és observador da lei, mas juiz...

Novamente Tiago volta ao assunto do abuso da linguagem...

Tendo mencionado os pecados da língua (Tg 3:5-12), ele mostra aqui que o falar mal flui do mesmo espírito de vanglória à custa do próximo como causaram as “brigas” reprovadas neste capítulo (Tg 4:1).

Falar mal do irmão ou julga-lo é falar contra a lei e torna-se juiz da lei.

Fala mal da lei – O mandamento, “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Quem desobedece este mandamento  virtualmente é condenado pelo falar mal e julgar mal. (Tg 2:8).

E se julgas a lei, não és um cumpridor da lei, mas, sim, juiz – Nosso chamado cristão é cumprirmos a lei. Mas ao julgar nosso irmão, julgamos a lei, que nos manda amar nosso irmão.

Considerando, o que se espera no relacionamento com os irmãos é cada cuide das palavras ditas, para não comprometer a comunhão, e o amor fraternal.

2. Há só um legislador...

“Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és que julgas a outrem?” Tiago 4:12.

- Há só um legislador... – O Senhor Perfeito em tudo.

- Que pode salvar e destruir... – Tem o domínio de todas as coisas.

- Tu, porém, quem és que julgas a outrem?.. – Nenhum irmão tem esse direito,

Superioridade à lei pertence a Deus. Ele é o legislador e Juiz.

E nas mãos dele estão as questões da vida e da morte.

À vista disto, Tiago pergunta: “Quem és, que julgas ao próximo?”

Um só é o Legislador e Juiz – Só Deus é Legislador e, portanto, Juiz, pois só Ele pode executar Seus julgamentos.

Nossa incapacidade a esse respeito mostra nossa presunção em tentar agir como juízes, como se fôssemos Deus.

Quem és tu?… – Quão arrogante é julgar teus companheiros, e tirar de Deus o ofício que pertence a Ele sobre ti e ELES igualmente!

Portanto, nós não temos autoridade sobre os nossos irmãos; Deus é p único e perfeito Juiz.

E O DIA DE AMANHÃ?

O que sabemos sobre dia de amanhã?

Tiago 4:13 – 17

“v.13. Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

v.14. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

v.15. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

v.16. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

v.17. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado!

Os versos 13 a 17 – Tiago foca o seu ensino no tema sobre o futuro da vida dos irmãos dispersos, E a necessidade de submeter os planos ao Senhor Deus.

1. Eia agora vós, que dizeis...

“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade...” Tiago 4:13

- Eia agora vós, que dizeis... Quando a autoconfiança pode ser pecaminosa.

Vós que dizeis – vangloriando-se do dia seguinte.

- Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade... – Tiago parece fazer menção aos comerciantes da sua época, chamados “mascates”

Hoje ou amanhã – como se você tivesse o controle total dos seus dias. Outros traduzem como “Hoje e amanhã”..

- Lá passaremos um ano, e negociaremos, e ganharemos... – Esses comerciantes judeus ganhavam muito com negócios lucrativos por todo o mundo mediterrâneo.

Iremos a tal cidade, passaremos um ano – Sua linguagem implica que, quando este ano estiver terminado, eles propõem planos semelhantes para continuar negociando e lucrando – Ou seja, seus planos para o futuro são todos mundanos. (Bengel).

Tiago descreve o fato de fazer planos cuidadosos para seus empreendimentos e declarar: “Hoje, ou amanhã, iremos para cidade tal, etc.” – Como se tudo dependesse apenas da pessoa!

Portanto, a incerteza do amanhã, deve mover o crente à dependência de Deus.

2. O amanhã...

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida?”. Tiago 4:14

- Não sabeis o que acontecerá amanhã... – A incerteza dos acontecimentos.

- Porque o que é vossa vida?.. – Uma interrogação para refletir.

O que é a vossa vida? – literalmente, “de que natureza” é sua vida? Isto é, quão passageira é vossa vida.

- É um vapor que aparece por um pouco... – Brevidade da vida.

É um vapor –  “Sois transitórios”; então tudo o que você tem, até mesmo sua vida, tem a mesma transitoriedade.

- E depois se desvanece... -  Dissolver

E logo se desvanece – “desaparecendo como veio”.

Para Tiago, nada há de mal em tal planejamento, entretanto, os planos ignoravam o fato de que os humanos são limitados, o que limita seu conhecimento.

Então, se não sabemos do que será o amanhã, devemos ser criteriosos ao estabelecer os nossos planos.

3. Se o Senhor quiser...

“Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser...” - Tiago 4:15

- Em lugar do que devíeis dizer... – O contrário do que esta no verso 14.

- Se o Senhor quiser... – Submissão à vontade de Deus.

- E se vivermos... – O tempo que temos para realizar.

- Faremos isto ou aquilo... – Sendo da permissão e vontade de Deus, então faremos!

Vivermos, faremos – Os orgulhosos falavam como se a vida, a ação e o tipo particular de ação estivessem em seu poder, enquanto todos estes três dependiam inteiramente da vontade do Senhor.

Tiago quer ensinar aos irmãos dispersos, e também a todos os irmãos em qualquer época: Um homem cristão, ao fazer os seus planos, deve reconhecer a sua dependência de Deus e dizer, “Se Senhor quiser”.

Portanto, a vontade de Deus esta acima de todas as coisas.

4. Vã glória...

“Mas agora vos gloriais em vossas presunções...” Tiago 4:16

A vã gloria:

- Mas agora... – Chamando à responsabilidade.

- Vos gloriais em vossas presunções... – Arrogância, própria da carne.

- Toda glória tal como esta é maligna... – Glória própria.

Deixar de fazer o bem...

- Aquele, pois que sabe fazer o bem... – Conhece o caminho.

- E não faz... – Desobedece.

- Comete pecado... – Erra o Alvo

Orgulhais nas vossas presunções – isto é, vã confiança de que o futuro é certo para vós (Tg 4:13).

O princípio geral ilustrado pelo exemplo particular que acabamos de discutir é aqui declarado: o conhecimento sem prática é imputado ao homem como um grande pecado.

Tiago reverte para o princípio com o qual ele começou. Nada mais prejudica a alma do que impressões desperdiçadas.

Os sentimentos se exaurem e evaporam se não forem incorporados na prática.

Assim, na experiência de vida cristã não há lugar para gabolice, é um mal que compromete a espiritualidade da igreja.

É o alerta final de Tiago é: “se você sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.

Aprendemos:

Aprendemos que Tiago se dirige à Igreja/crentes, para quem tem o compromisso de conhecer e obedecer aos mandamentos.

Que o apego, ou amizade com o mundo, separa o homem da amizade com Deus, equivale dizer “comunhão”.

Que o domínio de Deus em nossas vidas acontece a partir da nossa reconciliação com Ele.

- Aproximai-vos, e Ele se aproximará, daí o valor da humildade, e do arrependimento.

Que a incerteza do amanhã é fato. O crente deve buscar estar na dependência do Senhor.

Que os planos devem ser estabelecidos segundo a vontade de Deus.

Que todo o crente conhecedor dos mandamentos de Deus, deve ser obedientes, para não cometer pecado.

Concluímos que a brevidade da vida humana deve mover o homem a total dependência do Senhor, e assim deixar-se ser conduzido por ele em toda a direção.

 

Pr. Ozéas Dias Gomes – Maio 2023

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