RELACIONAMENTO COM DEUS
No Relacionamento com Deus, nós vencemos as nossas guerras.
Tiago 4:7, e 8
V.7 (a)
Portanto,
submetam-se a Deus - Tiago 4:7
V.8 (a)
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará
de vocês - Tiago 4:8
-
Entendo que essas citações expressam a ideia central do Capitulo 4 – Nossa Ralação com
Deus!
Em
Tiago 4, aprendemos qual é a raiz das guerras (brigas), discussões,
desentendimentos e intrigas que há entre as pessoas, são os desejos malignos do
coração.
Tiago adverte que se formos dominados por
eles viveremos em guerra.
Só não
temos o que desejamos por dois motivos:
1. Não pedimos a Deus, ou
2. São pedidos que Deus não atende.
Tiago aprofunda a ideia de relacionamento, compromisso e intimidade
com Deus.
Ele nos mostra o que é necessário para se achegar a Deus de forma real e
sincera.
Adverte
quanto o julgamento uns dos outros.
Não somos juízes da Palavra de Deus, apenas
observadores.
Por isso, nosso comportamento deve ser de
união e respeito mesmo quando discordamos em alguns pontos.
Por
fim, Tiago fala sobre a expectativa do dia de amanhã.
Não podemos nos gloriar nele, pois ele não
existe ainda.
Devemos nos gloriar no Senhor e na esperança
de que o “amanhã” virá por causa da sua graça.
Esboço
de Tiago 4:
4.1 – 3: O motivo das “guerras”
4.4 – 6: Amizade com o mundo é inimizade
contra Deus
4.7 – 10: Como chegar perto de Deus
4.11 – 17: Julgar o próximo e o dia de amanhã
Entendemos que a mensagem que
Tiago quer passar é de consciência da nossa dependência de Deus, para que haja
paz no nosso interior.
E sermos capazes de cuidar da nossa relação
com o Senhor e com os nossos irmãos, e ser dedicado a boa pratica da oração.
POR QUE DAS INTRIGAS?
Tiago 4.1 – 3
v.1. De onde vêm às guerras e pelejas entre
vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos
membros guerreiam?
v.2. Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois
invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque
não pedis.
v.3. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal,
para o gastardes em vossos deleites.
Versos
1 a 3 – O Senhor nos confronta com a realidade das desavenças que podem existir
no seio da Igreja.
1. De onde vêm às guerras e
pelejas entre vós?
- Uma pergunta de retórica, a fim de
estimular o raciocínio.
- Porventura...
– Indica possibilidades. A saber...
- Dos
vossos deleites... – excesso de prazer no caso aqui “carnal”
- Que
nos vossos membros guerreiam... – Não se trata de guerras entre as nações,
mas as discussões e divisões entre os cristãos.
Guerras e contendas aparecem citadas aqui em contraste com a paz
do versículo que precede este texto (Cap 3:18).
Assim, a fonte destas
guerras encontra-se nos deleites, e
prazeres carnais que podem circular entre os membros da comunidade
cristã.
2. A causa do “nada tendes...”
“Cobiçais, e nada tendes...”
Tiago 4:2
- Cobiçais...
– Instinto próprio da natureza (Sem ocontrole do Espírito Santo)
- Matais...
– Escolha dos prazeres carnais, “matam” o lugar de Deus na vida.
- Sois
invejosos...- Sentimento motivado pelo pecado.
- E
nada podeis alcançar... – Não podem receber de Deus, por causa da inveja...
(pecado).
- Combateis
e guerreais... – Exposição ao engano
- E nada
tendes, porque não pedis... – Devido ao domínio do erro, não sabe pedir, e
faz de forma errada.
Tiago
revela o porquê dos desejos não serem atendidos.
Quando há inveja, cobiças, e o lugar de Deus
sendo ocupado pela vontade da carne, não há como o receber do Senhor respostas
aos pedidos; e mais, assim nem mesmo ocorre a lembrança de consultar ao Senhor
pela oração.
“Mas nada tendes,
porque não pedis” – Deus promete àqueles que oram não àqueles que
lutam.
A petição do lascivo, assassino e contencioso
não é reconhecida por Deus como oração.
Se orássemos, não haveria “guerras e
brigas”. Assim, esta última oração é uma resposta à pergunta:
“De onde vêm as guerras e brigas entre vós?” Tiago 4:1.
Portanto, se desejamos a atenção do Senhor
em nosso favor, se faz necessário viver com integridade.
3. Pedis, e não recebeis...
“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Tiago 4:3
- Pedis,
e não recebeis... – Pedidos expressam desejos, se não é recebido, vem a
frustração.
- porque
pedis mal... – Pedir em vão.
- Para
o gastardes em vossos deleites... – Proveito próprio (prazeres).
O autor chama a atenção dos irmãos para o
fato de não terem suas orações respondidas, estava baseada no egoísmo do intercessor.
Portanto, Se orardes
corretamente, todas as vossas necessidades serão supridas; os desejos
impróprios que produzem “guerras e brigas” então cessarão.
Mesmo as orações dos crentes geralmente são
melhores respondidas quando seus desejos são mais opostos aos anseios
impróprios.
INIMIZADES CONTRA DEUS
Tiago
4.4 – 6
v.4. Adúlteros e adúlteras (INFIEIS)
não
sabem vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer
que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
v.5. Ou cuidais vós que em vão diz a
Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
v.6. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz:
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Os
versos 4 a 6 – Mostram que o apego às coisas da carne, compromete as
relações, e comunhão com Deus, que o texto chama de “Amizade com o mundo e
Inimizade com Deus”.
1. Inimizade contra Deus...
“Não sabeis vós que a amizade do mundo é
inimizade contra Deus?” Tiago 4:4
- Adúlteros;
e adúlteras... – Infiéis.
A expressão: “Adúlteros; e Adúlteras” deve-se ao fato de que à moda dos profetas
do V.T. que se referiam a Israel como sendo a esposa de Jeová.
“Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e
o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”. Isaías 54:5
“Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente
te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”. Jeremias
3:20
“Não te alegres, ó Israel, não exultes, como
os povos; porque ao prostituir-te
abandonaste o teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de
trigo”. Oséias 9:1
“Ter relações com pessoas e coisas que são
pelo menos indiferentes para com Deus, caso sejam abertamente hostis; assim é
estar em inimizade com Deus” (App Bíblia de Estudo).
- que
a amizade do mundo... – Apego ao mundo.
- É
inimizade contra Deus?... – Se volta contra Deus.
- Portanto,
qualquer que quiser ser amigo do mundo... – Fazer a vontade da carne.
- Constitui-se
inimigo de Deus... – Deus não tem comunhão com as trevas
Quando o homem faz a opção pelo apego às
coisas mundanas, afasta-se de Deus, e se faz
inimigo do Senhor.
“Do mundo” – na medida em
que os homens, seus motivos e atos são alienados à Deus, por exemplo, seus “prazeres” egoístas
(Tg 4:3), cobiças, “guerras e lutas” (Tg 4:1).
“Inimizade” – não apenas
“hostil”; um estado de inimizade: Compare com 1Jo 2:15, “ama o
mundo…o amor do Pai”.
“Quem quiser ser… constitui-se” –
Seja ele bem sucedido ou não, se seu desejo é ser amigo do mundo, ele se torna
ou é pelo próprio fato, “o inimigo de Deus”. Em contraste com
“Abraão, o amigo de Deus”.
Portanto, para não
comprometer a nossa amizade com Deus, sempre necessário abdicar o apego às
coisas mundanas.
2. Deus tem ciúmes!
“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O
Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:5
- Diz
as Escrituras... – A Palavra apresenta as razões porque os cristãos não
podem ser amigo do mundo.
- O
Espírito que em nós habita... – Por meio da salvação, Tiago está se
dirigindo à comunidade de Salvos em Cristo.
- Tem
ciúmes... (?)... – Uma interrogação para que os crentes reflitam:
“Deus, Ele se entristece com ciúmes pelo
Espírito que colocou em nós para habitar. Deus é um Senhor Zeloso” (App Estudo
Bíblico).
Zac.
8:2
- “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com
grande indignação zelei por ela”. Zacarias 8:2
1Co.
10:22, 23 - “v.22. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
v.23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem
todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas
edificam”. 1 Coríntios 10:22,23
Entendemos que o Senhor não
tolera uma fidelidade dividida.
3. O Deus que dá graça... Aos seus amigos!
“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz:
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Tiago
4:6.
As dificuldades em se viver para Deus
dedicadamente num mundo mau são muitas, mas Ele dá maior graça aqueles que
humildemente a Ele se submete.
“Por isso diz” – O mesmo Deus
que faz com que Seu Espírito habite nos crentes (Tg 4:5).
Pelo Espírito também fala nas Escrituras.
A citação aqui é provavelmente de Pv
3:34; e Pv. 21:10
Em
hebraico (Original), é “despreza os escarnecedores”, ou seja, aqueles que
pensam que “a Escritura fala em vão”.
Entende-se ao que valorizam a
amizade com Deus (comunhão); Ele concede a Sua Infinita Graça.
DOMINIO DE DEUS SOBRE A VIDA
DO SALVO
Sujeitai-vos a Deus...
Tiago
4.7 – 10
v. 7. Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
V.8 Chegai-vos
a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de
duplo ânimo, purificai os corações.
v.9. Senti as vossas misérias, e lamentai e
chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
v.10. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele
vos exaltará.
Os versos
7 a 10 – Trata da sujeição do salvo, a Deus, e o que fazer para chegar-se a Ele.
1. Sujeitai-vos, pois a Deus.
“v.7. Sujeitai-vos, pois, a Deus” - Tiago 4:7
- Sujeitai-vos,
pois, a Deus... – O primeiro de oito imperativos.
- Sujeitai-vos… a Deus –
assim estareis entre “os humildes”,
Veja: Tg 4:6; Tg 4:10; 1Pe
5:6.
O diabo, inimigo de Deus, deve ser enfrentado
com resistência e, então, ele fugirá de vós.
- Resisti
ao diabo... – Os seus ataques.
Resisti ao diabo – Sob sua
bandeira, orgulho e inveja são alistados no mundo; resistir às tentações dele
para estes.
A linguagem é tirada da guerra. “Sujeitar”
como um bom soldado coloca-se em completa sujeição ao seu capitão. “Resista”,
permaneça bravamente contra.
Veja o exemplo de Jesus em
Mat. 4.11.
“v.10. Então lhe disse Jesus: Vai-te,
Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
v.11. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”. Mateus 4:10,11
- E ele
fugirá de vós... – Irá para longe de vós.
“Submissão é mais que obediência; ela envolve
humildade” (Calvino).
Ele fugirá – Pois é uma
promessa de Deus, não uma mera garantia de homem para homem. Ele fugirá como
fugiu de Cristo.
Entendemos
que
Resistir o diabo, e Sujeitar-se a Deus, são dois importantes passos na fuga do pecado o mundanismo.
Fé, orações humildes e
sabedoria celestial são as armas da resistência.
2. Chegai-vos a Deus.
“Chegai-vos
a Deus, e ele se chegará a vós”. - Tiago 4:8,
Ações de reconciliação...
- Chegai-vos
a Deus... – Comunhão intima.
Aproximai-vos de Deus – “Apegue-se a
Ele”. Dt 30:20.
Ou
seja, em oração (Tg 4:2-3) “resistindo a Satanás”, que se oporia ao nosso
acesso a Deus.
- E Ele
se chegará a vós...- Em resposta à Sua Busca Dele!.
Ele se aproximará –
favoravelmente.
- Limpai
as mãos, pecadores... – Uma referência a conduta.
- Vós
de duplo ânimo... – Dupla mentalidade (dividido)
- Purificai
os corações... – Pureza de coração.
- Senti
as vossas misérias... – Ações de arrependimento.
- Lamentai
e Chorai... - Quebrantamento
- Converta-se
o vosso riso em pranto... – Transformação
- E o vosso gozo em tristeza... -
No arrependimento, lamentar e chorar, estas
atitudes são mais condizentes do que o riso r a alegria da frivolidade e a
leviandade do mundo.
Como no
exemplo de Paulo: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo
desta morte?” Romanos
7:24
Os imperativos da
reconciliação com Deus:
Chegai-vos... Limpai... Chorai...
Purificai...
Senti... Lamentai... Converta-se...
Portanto, a reconciliação é
necessária para que nossas vidas tenham o domínio do Senhor.
3. Quem se humilha será
exaltado.
“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos
exaltará”. Tiago 4:10
Tiago retoma à sua exortação inicial com ao
imperativo humilhai-vos. A promessa paralela é “E Ele vos exaltará”.
“Humilhai-vos diante
do Senhor” – como continuamente na presença daquele que é o único digno de ser
exaltado: reconhecendo Sua presença em todos os seus caminhos, o mais verdadeiro
incentivo à humildade.
A árvore, para crescer para cima, deve
atingir suas raízes profundamente; assim o homem, para ser exaltado, deve ter
sua mente profundamente enraizada na humildade.
Em 1ªPed 5:6,“Humilhai-vos, pois,
debaixo da poderosa mão de Deus”, ou seja, da Providência: um pensamento
distinto do que aqui.
Ele vos exaltara – em parte
neste mundo, totalmente na eternidade (Será pleno)
Assim, a humildade é
indispensável para nossas relações com Deus.
QUEM PODE JULGAR?
Perigo de julgar o próximo
Tiago
4.11 – 12
V.11. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu
irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és
observador da lei, mas juiz.
V.12. Há
só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que
julgas a outrem?
O verso
11 e 12 – O autor adverte a Igreja quanto ao assunto: Julgar o próximo
1. Irmão não fale mal uns dos
outros..
“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem
fala mal de um irmão, e julga a seu irmão” - Tiago 4:11
- Irmãos...
– Mais uma vez Tiago se dirige a Igreja
- Não
faleis mal uns dos outros... – Admite a possibilidade de que isso possa
acontecer.
- Quem
fala mal de um irmão... – Mostra a preocupação quanto as palavra dita fora
de hora, ou da forma errada (na Igreja).
- Fala
mal da lei, e julga a lei... – É como falar contra a Palavra da Verdade.
- E se
tu julgas a lei,.. Tiago explica
Já não és observador da lei, mas juiz...
Novamente Tiago volta ao
assunto do abuso da linguagem...
Tendo mencionado os pecados da língua (Tg
3:5-12), ele mostra aqui que o falar mal flui do mesmo espírito de vanglória à
custa do próximo como causaram as “brigas” reprovadas neste
capítulo (Tg 4:1).
Falar mal do irmão ou julga-lo é falar contra
a lei e torna-se juiz da lei.
Fala mal da lei – O
mandamento, “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Quem desobedece
este mandamento virtualmente é condenado pelo falar mal e julgar mal. (Tg
2:8).
E se julgas a lei,
não és um cumpridor da lei, mas, sim, juiz – Nosso chamado
cristão é cumprirmos a lei. Mas ao julgar nosso irmão, julgamos a lei, que nos
manda amar nosso irmão.
Considerando, o que se espera no
relacionamento com os irmãos é cada cuide das palavras ditas, para não
comprometer a comunhão, e o amor fraternal.
2. Há só um legislador...
“Há só um legislador que pode salvar e
destruir. Tu, porém, quem és que julgas a outrem?” Tiago
4:12.
- Há
só um legislador... – O Senhor Perfeito em tudo.
- Que
pode salvar e destruir... – Tem o domínio de todas as coisas.
- Tu,
porém, quem és que julgas a outrem?.. – Nenhum irmão tem esse direito,
Superioridade à lei pertence a Deus. Ele é o
legislador e Juiz.
E nas mãos dele estão as questões da vida e
da morte.
À vista disto, Tiago pergunta: “Quem és, que
julgas ao próximo?”
Um só é o Legislador
e Juiz – Só Deus é Legislador e, portanto, Juiz, pois só Ele pode
executar Seus julgamentos.
Nossa incapacidade a esse respeito mostra
nossa presunção em tentar agir como juízes, como se fôssemos Deus.
Quem és tu?… – Quão arrogante é
julgar teus companheiros, e tirar de Deus o ofício que pertence a Ele sobre ti
e ELES igualmente!
Portanto, nós não temos
autoridade sobre os nossos irmãos; Deus é p único e perfeito Juiz.
E O DIA DE AMANHÃ?
O que sabemos sobre dia de
amanhã?
Tiago
4:13 – 17
“v.13. Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou
amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e
ganharemos;
v.14. Digo-vos
que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um
pouco, e depois se desvanece.
v.15. Em lugar do que devíeis dizer: Se o
Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
v.16. Mas agora vos gloriais em vossas
presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
v.17. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e
não o faz, comete pecado!
Os
versos 13 a 17 – Tiago foca o seu ensino no tema sobre o futuro da vida
dos irmãos dispersos, E a necessidade de submeter os planos ao Senhor Deus.
1. Eia agora vós, que
dizeis...
“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã,
iremos a tal cidade...” Tiago 4:13
- Eia
agora vós, que dizeis... Quando a autoconfiança pode ser pecaminosa.
Vós que dizeis –
vangloriando-se do dia seguinte.
- Hoje,
ou amanhã, iremos a tal cidade... – Tiago parece fazer menção aos
comerciantes da sua época, chamados “mascates”
Hoje ou amanhã – como se você
tivesse o controle total dos seus dias. Outros traduzem como “Hoje e amanhã”..
- Lá
passaremos um ano, e negociaremos, e ganharemos... – Esses comerciantes
judeus ganhavam muito com negócios lucrativos por todo o mundo mediterrâneo.
Iremos a tal cidade,
passaremos um ano – Sua linguagem implica que, quando este ano
estiver terminado, eles propõem planos semelhantes para continuar negociando
e lucrando – Ou seja, seus planos para o futuro são todos
mundanos. (Bengel).
Tiago
descreve o fato de fazer planos cuidadosos para seus empreendimentos e declarar:
“Hoje, ou amanhã, iremos para cidade tal, etc.” – Como se tudo dependesse apenas
da pessoa!
Portanto, a incerteza do
amanhã, deve mover o crente à dependência de Deus.
2. O amanhã...
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá
amanhã. Porque, que é a vossa vida?”. Tiago 4:14
- Não
sabeis o que acontecerá amanhã... – A incerteza dos acontecimentos.
- Porque
o que é vossa vida?.. – Uma interrogação para refletir.
O que é a vossa vida? – literalmente,
“de que natureza” é sua vida? Isto é, quão passageira é vossa vida.
- É um
vapor que aparece por um pouco... – Brevidade da vida.
É um vapor – “Sois
transitórios”; então tudo o que você tem, até mesmo sua vida, tem a mesma
transitoriedade.
- E
depois se desvanece... - Dissolver
E logo se desvanece –
“desaparecendo como veio”.
Para
Tiago,
nada há de mal em tal planejamento, entretanto, os planos ignoravam o fato de
que os humanos são limitados, o que limita seu conhecimento.
Então, se não sabemos do
que será o amanhã, devemos ser criteriosos ao estabelecer os nossos planos.
3. Se o Senhor quiser...
“Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser...” - Tiago 4:15
- Em
lugar do que devíeis dizer... – O contrário do que esta no verso 14.
- Se o Senhor quiser... – Submissão à vontade de Deus.
- E se
vivermos... – O tempo que temos para realizar.
- Faremos
isto ou aquilo... – Sendo da permissão e vontade de Deus, então faremos!
Vivermos, faremos – Os orgulhosos
falavam como se a vida, a ação e o tipo particular de ação estivessem em seu
poder, enquanto todos estes três dependiam inteiramente da vontade do Senhor.
Tiago
quer ensinar aos irmãos dispersos, e também a todos os irmãos em qualquer época: Um
homem cristão, ao fazer os seus planos, deve reconhecer a sua dependência de Deus
e dizer, “Se Senhor quiser”.
Portanto, a vontade de Deus
esta acima de todas as coisas.
4. Vã glória...
“Mas agora vos gloriais em vossas
presunções...” Tiago
4:16
A vã gloria:
- Mas
agora... – Chamando à responsabilidade.
- Vos
gloriais em vossas presunções... – Arrogância, própria da carne.
- Toda
glória tal como esta é maligna... – Glória própria.
Deixar de fazer o bem...
- Aquele,
pois que sabe fazer o bem... – Conhece o caminho.
- E
não faz... – Desobedece.
- Comete
pecado... – Erra o Alvo
Orgulhais
nas vossas presunções – isto é, vã confiança de que o futuro é certo para
vós (Tg 4:13).
O princípio geral ilustrado pelo exemplo
particular que acabamos de discutir é aqui declarado: o conhecimento sem
prática é imputado ao homem como um grande pecado.
Tiago
reverte para o princípio com o qual ele começou. Nada mais prejudica a alma do
que impressões desperdiçadas.
Os sentimentos se exaurem e evaporam se não
forem incorporados na prática.
Assim, na experiência de
vida cristã não há lugar para gabolice, é um mal que compromete a
espiritualidade da igreja.
É o
alerta final de Tiago é: “se você sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.
Aprendemos:
Aprendemos que Tiago se dirige à
Igreja/crentes, para quem tem o
compromisso de conhecer e obedecer aos mandamentos.
Que o apego, ou amizade com o mundo, separa o
homem da amizade com Deus, equivale dizer “comunhão”.
Que o domínio de Deus em nossas vidas
acontece a partir da nossa reconciliação com Ele.
- Aproximai-vos, e Ele se aproximará, daí o
valor da humildade, e do arrependimento.
Que a incerteza do amanhã é fato. O crente
deve buscar estar na dependência do Senhor.
Que os planos devem ser estabelecidos segundo
a vontade de Deus.
Que todo o crente conhecedor dos mandamentos
de Deus, deve ser obedientes, para não cometer pecado.
Concluímos que a brevidade da vida humana deve mover o homem
a total dependência do Senhor, e assim deixar-se ser conduzido por ele em toda
a direção.
Pr. Ozéas Dias Gomes – Maio 2023
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