DOUTRINA DE DEUS

Deus Ùnico e Eterno

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém”. Judas 1:25

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” Romanos 11:33,34

Revista Compromisso  3T2021 - Editora Convicção/CBB

“O Deus que criou humanidade precisa ser conhecido. A Bíblia nos apresenta seu plano e obra para o mundo”  Revista Compromisso. 3T2021. Pg. 5

Deus é Único E Eterno – Lição 1

Declaração única e exclusiva do povo de Israel celebrando a pessoa de Deus. Êxodo 15:2

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei”. Êxodo 15:2

Deus é Criador - Lição 2

Reconhecer o Senhor Deus como Criador, sustentador, e governador de toda a vida - Salmo 104:31

“A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras”. Salmos 104:31

Deus é Onipotente - Lição 3

Compreender a onipotência de Deus em sua manifestação soberana no mundo e em nossa vida - 2Samuel 22:31

“O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam”. 2 Samuel 22:31

Deus é Onipresente e Onisciente – Lição 4

Compreender o significado da onisciência e onipresença de Deus - Salmos 139:14

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. Salmos 139:14

Deus é Santo - Lição 5

Compreender em que consiste a santidade de Deus - Levítico 11:44, 45

“44. Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; 45. Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo”. Levítico 11:44,45

Deus é Amor - Lição 6

Compreender como o amor de Deus se Manifesta - João 15:12

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. João 15:12

Deus é Salvador - Lição 7

Compreender os vários aspectos da segurança da Salvação - Efésios 3:8, 9

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glória”. Efésios 2:8,9

Deus é Perdoador - Lição 8

Compreender que somos perdoados e justificados pela fé - Romanos 5:8

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:8

Deus é Galardoador - Lição 9

Agradecer a Deus porque um dia receberemos a recompensa por ter permanecido fiel - Apocalipse 21:7

“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. Apocalipse 21:7

Deus é Paciente - Lição 10

Entender que as ações de Deus ocorrem no tempo certo - 2Pedro 3:8, 9

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. 2 Pedro 3:8,9

Deus é Justo - Lição 11

Compreender a Justiça de Deus revelada em Cristo - Romanos 1:17

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”. Romanos 1:17

Deus é Consolador - Lição 12

Compreender a ação do Espírito Santo de Deus na vida da Igreja e dos Crentes - João 14:26

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. João 14:26

Deus é Vida Eterna - Lição 13

Entender que a Vida Eterna é Garantida a todos os Salvos.

Entender que a Vida Eterna nos Faz Viver as Boas Obras.

Saber que o Deus Eterno tem uma Palavra Eterna.

Apocalipse 22:14

“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. Apocalipse 22:14

Celebrar a Vida Eterna

Praticar atos de amor ao próximo (Por ser Salvo).

Ser Gratos a Deus por nos conceder a Vida Eterna – Por meio de Jesus Cristo.

1. Somente um Deus Eterno Pode Conceder Vida  Eterna - Mateus 25:31-34

A Gloria é de Deus (v.31)

Quem Faz a colheita é o Senhor (Joio e o Trigo – Vs. 32, 33)

Recompensa aos Fieis (v.34 a)

Age em favor dos justos (v.41 b)

Ter a Vida Eterna – Fundamental para    nossa fé.

Mateus 25:31-34

A) Como será a abertura do julgamento (v. 31, 32 – “E todas as nações serão reunidas diante dele”).

B) Sentença para os fiéis (v. 34 a – “Vinde Benditos do meu Pai”)

C) Sentença para os ímpios (v. 41 b -  Apartai-vos”)

2. A Vida Eterna nos Faz Praticar as Boas Obras: Mateus 25:36-46

O Cuidado com o próximo não é a chave para a Palavra Eterna, mas a manifestação da ação da graça de Deus no Salvo

“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos,              a mim o fizestes”. Mateus 25:40

3. A Vida Eterna com Deus - Apocalipse 22:1-5

“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”.
Apocalipse 22:1-5









4. O Deus eterno tem uma Palavra Eterna - Apocalipse 22:6-12

“6. E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. 7. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. 8. E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. 9. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. 10. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. 11. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. Apocalipse 22:6-12

A) Obedecer a Palavra – Não é esconder ou entesourar , mas praticar Sua Palavra.

B) Crer nela como revelação  -  O Senhor é quem enviou o seu anjo para mostrar a João as coisas que em breve devem acontecer.

C) Tê-la como um referencial para um estilo de vida – Valorizar a integridade de texto.

D) Para Celebrar a Vida Eternas   “Alfa e Ômega” –Celebra a Eternidade do Senhor.

Apocalipse 22 – O Deus eterno tem uma Palavra Eterna.

“...Nada deve ser retirado, nem acrescentado” (vs.18, 19)

- Teologia Liberal (séculos XX, XXI) - Vocação da Relativização da PALAVRA  -  VERDADE ABSOLUTA.

- Retirar tudo que revela a Soberania de Deus (criação e milagres)

- Temos também a influencia do MISTICO  - Acrescentar significados do paganismo às     Escrituras (Ex. Rosa Ungida, Etc.).

Autor da Lição 13 diz:

“...Muitos ensinam o que Jesus nunca ensinou e reivindicam o que as Escrituras nunca os delegou”.

Apocalipse 22 – Revela que ambos serão penalizados no julgamento

VIRTUDE APREENDIDA

Orar agradecendo a Deus por ter a certeza de vida eterna em Cristo Jesus.

Pastor Ozéas Dias Gomes - Set 2021

Sib Fragoso, SIB em Vila Serrana.

Veja o Video doEstudo - Canal Youtub Pastor Ozéas



























Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB