É TEMPO DE RECONSTRUIR

Neemias 2:18

“Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”. Neemias 2:18

Reconstruir – Enfase da Convenção Batista Fluminense, para o tempo em que o foco é Missões Estaduais, tendo como divisa Nem. 2:18

Pastor Amilton Vargas. Diretor Executivo, escrevendo no Editorial do Site da Convenção diz o seguinte:

“Vivemos numa sociedade marcada por projetos ideológicos que visam a desconstrução e destruição de princípios e valores fundamentais de nossa fé e da família cristã, logo precisamos reconstruir os alicerces do edifício espiritual e ético que são fundamentais à nossa vida cristã e, à semelhança do que fez Neemias, que não apenas sofreu pela tragédia do abandono daquilo que julgava importante para Deus, mas não ficou inerte e prostrado apenas de “braços cruzados”, ele orou e jejuou. Orou por quatro meses, preparando-se para receber a direção de Deus”.

Assim, hoje precisamos de encorajamento para ser usados pelo Senhor para ser instrumento no processo de reconstrução que levam em consideração ações importantes e indispensáveis para vida cristã.

O PROCESSO DA RECONSTRUÇÃO – Neemias 2:1-10

v.1. Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

v.2. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

v.3. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

v.4. E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

v.5. E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

v.6. Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.

v.7. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.

v.8. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

v.9. Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitàes do exército e cavaleiros.

v.10. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

Neemias 2:1-10

Assim foi depois de Neemias tomar conhecimento do que acontecia em Jerusalém... Tristeza e oração:

1. Orar com insistência, antes de fazer qualquer coisa

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Neemias 1:4

- Ouvindo eu estas palavras – Informações sobre o estado degradável do povo e cidade e em Jerusalém.

- Assentei-me e chorei - Profunda tristeza.

- E lamentei por alguns dias – Tristeza pode durar por alguns dias... Posso e devo CHORAR diante das terríveis circunstancias, mas não deve durar a vida toda.

- Estive jejuando e orando -   Orar e agir...Orar é agir.

- Perante o Deus dos céus – Sabendo que temos um Deus que nos ouve.

2. Começar de novo

"O fracasso é uma oportunidade para oportunidade para começar de novo...”  Henry Ford Henry.

- Neemias e se coloca como resposta da sua oração.

“E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique”. Neemias 2:5

- A pergunta é: O que eu posso fazer diante das circunstancias agravantes que muitas vezes a Igreja se depara no processo de reconstrução?

3. Ter aprovação daqueles que estão no curso das circunstancias.

“Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo tempo”. Neemias 2:6

- E aprouve ao Rei Enviar-me.

- Determinando o tempo do cumprimento da missão.

4. Reunir os recursos para reconstrução.

- Segurança: Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá”. Neemias 2:7

- Material necessário para obraComo também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim”. Neemias 2:8

- Para que me dê madeira – Para construir muros, e casas.

- E o Rei concedeu.

- Segundo a boa mão de Deus sobre mim – Resultado da oração de Neemias, com certeza.

É responsabilidade da Igreja e dos crentes que têm a responsabilidade na construção e reconstrução, buscar os recursos do cumprimento da obra, mas sempre dirigido pela vontade do Senhor.

5. Manter-se no foco, sem se deixar intimidar diante dos opositores.

Neemias se depara com opositores severos:

Veja o texto:

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel”. Neemias 2:10

- Sambalate e Tobias são os opositores de Neemias.

- O texto disse que os opositores ficaram extremamente aborrecidos com Neemias, e com todos que com ele estavam.

Veja ainda:

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Neemias 2:19

- Sambalate, Tobias, e agora também Gesém – Zombam de Neemias e de toda a congregação de Israel.

Mas Neemias e todos os envolvidos na Reconstrução ficam firmes, e não se deixam enfraquecer.

Neemias responde veementemente:

“Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém”. Neemias 2:20

Mas os opositores se mantem insistente a se lançar contra a Congregação de Israel.

“v.1. Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,

v.2. Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal”. Neemias 6:1,2

- Veja... Que assim funcionam os opositores: Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos...

- Primeiro: Sambalate e Tobias...

- Segundo: Sambalate, Tobias, e Gesem.

- Terceiro: Sambalate, Tobias, Gesem, e mais “o resto dos nossos inimigos”

- Os opositores tentam uma argumentação aparentemente plausível – “congreguemo-nos juntamente...”

- Na realidade: “Porém intentavam fazer-me mal...”

Mas uma Vez Neemias Mante-se Firme e responde:

“v.3. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
v.4. E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi”.
Neemias 6:3,4

- Faço uma “Grande Obra” – Consciência de quem está focado na missão.

- Diante da insistência dos opositores, Neemias manteve-se firme: E da mesma forma lhes respondi...

Sabemos da necessidade de manter-se firme neste tempo de tamanha e velada oposição à Igreja de Jesus nesta terra, seja ela manifestada por sansões, ou disfarçada em ideológicas culturais e políticas.

6. Concluir com êxito a obra.

- Construção, no caso da experiência de Neemias -  Reconstrução de Jerusalém.

Neemias teve êxito em todo o percurso da Obra:

- Muitos ajudadores – Equipe - Capitulo 3

- Todos atuando com comprometimento – Capitulo 4

“E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água”. Neemias 4:23

- A Justiça, e igualdade no trato da ocupação da terra é restabelecido – Capitulo 5

“v.10. Também eu, meus irmãos e meus servos, a juros lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Deixemos este ganho.

v.11. Restituí-lhes hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas; como também a centésima parte do dinheiro, do trigo, do mosto e do azeite, que vós exigis deles.

v.12. Então disseram: Restituir-lhes-emos, e nada procuraremos deles; faremos assim como dizes. “Então chamei os sacerdotes, e os fiz jurar que fariam conforme a esta palavra”.

Neemias 5:10-12

- São identificados, por meio do senso quem são os habitantes da terra reconstruída. Capitulo 7

- Neemias Volta a Artaxerxes – Após cumprir o tempo, mas retorna a Jerusalém -  e percebe-se a necessidade de reconstruir a Vida Espiritual de Jerusalém   

- Neemias torna-se Governador e Esdras Sacerdote – Se restabelece o Culto ao Senhor – Capítulos 8 a 13.

Quando a Igreja e os crentes estão comprometidos, tendo como exemplo Neemias e seus parceiros se sentirão fortalecida para contribuir na conclusão da Obra de Reconstrução, principalmente neste tempo tão necessário, quando muitos enfraquecem a sua fé, e se desviam do proposito de Servir e ser Obedientes ao Senhor, praticando irrestritamente a Palavra da Verdade.

Aprendemos com Neemias

- O Valor da oração, e busca da direção e vontade do Senhor no Serviço Em Tempo de Reconstrução.

- A Importância de entender o tempo de agir como resultado da oração.

- A indispensabilidade do compromisso com a obra e missão recebida.

- O quanto precisa está no foco e não permitir que opositores tenha êxito na tentativa de enfraquecer a obra.

- Estar apercebido de quantos, estão à disposição para cooperar para a realização da Obra.

- Ser instrumento de reconstrução não apenas de Muros, e cidade, mas também de vidas espirituais para prestar cultos ao Senhor.

Concluindo, precisamos nos lançar à Obra de reconstrução com a convicção de Neemias:


Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”. Neemias 2:18


Pr. Ozéas Doas Gomes - Julho 2021.











Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO