NOS ÚLTIMOS TEMPOS

A Igreja deve estar preparada para não ser enganada.
Judas 1:17-25

17. Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
18. Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios".
19. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.
20. Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.
21. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.
22. Tenham compaixão daqueles que duvidam;
23. a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.
24. Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,
25. Ao único Deus, nosso Salvador seja glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.
Judas 1:17-25

E objetivo da carta, em relação aos desvios de determinados crentes, em meio as circunstância da perseguição, principalmente imposta pelos Romanos.

O texto acima adverte quanto aos “últimos tempos”, e como a igreja (crentes) estar preparada para não ser enganada pelos ímpios.

Respondendo as Interrogações:

Judas vs. 1-4: Se a fé já foi entregue "uma vez por todas" no passado, devemos seguir ou esperar revelações novas?

Judas vs. 5-16: O que Deus faz com os que o desobedecem e que ensinam e encorajam outros a desobedecerem?

Judas vs. 17-25: O que devemos fazer para não sermos enganados pelos ímpios?

Vejamos o texto:

1. Lembre-se que nos últimos tempos...

Uma chamada quanto os acontecimentos do Juízo Divino:

17. Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
18. Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios".

- Lembrar – “Do que foi predito”

a) “lembrem-se” – insinuando que seus leitores foram contemporâneos dos apóstolos.

Pois Pedro usa a mesma fórmula para lembrar os contemporâneos de si mesmo e dos outros apóstolos.

b) “do que foi predito” – Os Apóstolos falaram antes dos acontecimentos ímpios dos “Últimos Dias”

c) Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos” – Uma referencia aos tempos difíceis.

Este tempo é indefinido, mas se refere à proximidade do juízo divino.

(como os primeiros crentes encaravam a afirmação dos apóstolos “Últimos tempos”?).

d) “haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios” Esta constatação tem haver com a impiedade dos homens (pecadores).

Literalmente: “seguirão (de acordo com) suas próprias cobiças de impiedade”.

2. Causarão divisões...

Amostra do Perfil dos ímpios que investem contraa Igreja do Senhor.  

19. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.

- Dividir –“causar divisão”

O texto adverte os crentes quanto a necessidade de estar alerta quanto aos intentos malignos da divisão da Igreja.

a) “os que causam divisões entre vocês” - da comunhão da Igreja em sua realidade espiritual e vital; das ordenanças da Igreja (Jd 1:12).

b) “os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito - mundanos” – literalmente, em oposição ao espiritual, e “ter o Espírito” - É contrastado com “o homem natural”, 1Co 2:14.

O carnal afunda-se um pouco mais baixo, pois dá lugar à carne.

No “mundano” o elemento mais baixo e o lado corrupto da natureza carnal do homem reinam acima de tudo.

3. Edifiquem-se na santa fé, mantenham-se no amor de Deus...

As armas do crente para vencer as ciladas da impiedade dos últimos dias:

20. Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.
21. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

- Edificar
- Santificar
- Ter Fé
- Manter-se no Amor de Deus.

a) “edificai a vós mesmos” – como “no Espírito Santo”

Edificai – como em uma fundação. Construir sobre a fé equivale a construir sobre Cristo, o objeto da fé.

b) “na santíssima fé que vocês têm” – Fé Verdadeira, firmada na Palavra.

“Que vocês têm” - Que o crente toma posse na sua conversão.

c) “orando no Espírito Santo” – O Espírito Santo ensina o que devemos orar e como.

Ninguém pode orar corretamente, salvo por estar no Espírito, isto é, no elemento de Sua influência. (Rm 8:26Ef 6:18). 

Crisóstomo afirma que, entre os carismas concedidos no início da dispensação do Novo Testamento, estava o dom da oração.

As orações são frequentemente usadas e preservadas entre os cristãos. Essa é a origem das liturgias (Hammond).

d) “Mantenham-se no amor de Deus” - não em sua própria força, mas “no amor de Deus”, isto é, o amor de Deus por você e por todos os Seus filhos crentes, a única garantia de que eles sejam mantidos em segurança.

A necessidade do homem de assistir está implícita; ao mesmo tempo ele não pode se manter, a menos que Deus em Seu amor o mantenha.

e) Enquanto ha esperança. - na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo – para ser plenamente manifestada em Sua vinda. Misericórdia é geralmente atribuída ao Pai: aqui para o Filho; tão inteiramente um são eles.

4. Tenham compaixão... Mostrem misericórdia...

A Igreja é instrumento de compaixão e misericórdia;

22. Tenham compaixão daqueles que duvidam;
23. A outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.

- Ter compaixão.
- Usar de misericórdia

a) “tende compaixão” Nos originais – “Contendo contigo” o uso da misericórdia.

“aqueles que duvidam” – São aqueles que ainda não deram lugar à Verdade em seus corações.

b) “salve os outros os arrebatando do fogo” “arrebatá-los do fogo” – do medo da condenação.

A Igreja cumpre a sua missão de pregar e ensinar a Verdade da Palavra, para que os ímpios sejam salvos da condenação eterna (“Fogo” – no NT em muitas citações entende-se “Juízo Divino”).

c) “a outros ainda, mostrem misericórdia com temor” - aqueles que são objetos de compaixão, a quem você deve compadecer (e ajudar se a ocasião deve oferecer), mas ao mesmo tempo não deixe que a piedade degenere em conivência com seu erro.

Sua compaixão deve ser acompanhada “com temor” – cuidado para não ser de todo contaminada pelos atos da impiedade.

d) “odiando até a roupa contaminada pela carne” -  O pecado é a única coisa que Deus odeia: assim devemos nós.

“até a roupa” – uma frase proverbial: evitando o contato mais remoto com o pecado e odiando aquilo que faz fronteira com ele.

Visto que as vestimentas dos apóstolos realizaram milagres de bem na cura, também a vestimenta dos pecadores metaforicamente, isto é, qualquer coisa que tenha contato com sua poluição, deve ser evitada.

Compare com os leprosos e outras pessoas contaminadas, as vestes eram poluídas. Lv 13:52-5715:4-17

5. Aquele que é Poderoso...

Declara que Deus é quem tem poder para impedir que a Igreja seja enganada pelos ataques da impiedade dos “Últimos Dias”

24. Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

- Poder – “Aquele que é poderoso”
- Impedir – “de cair”
- Apresentar – “a Igreja ao Senhor – sem mácula e com grande glória”.

Saudações Finais: 25. Ao único Deus, nosso Salvador seja glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém

- Deus é poderoso:

a) “para impedi-los de cair” -  manter … não deixar cair – ou, “guarda … sem cair”, para não tropeçar.

b) “para apresentá-los” – Apresentar a Igreja ao Senhor.

“e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável”. Efésios 5:27

c) diante de sua glória” – isto é, antes de Si mesmo, quando Ele será revelado em glória.

d) “com alegria” – literalmente, “com exultação” como daqueles que saltam de alegria.

O QUE QPRENDEMOS:

Aprendemos que os “Últimos Dias” mencionados no texto fazem parte da experiência de alerta da Igreja desde o inicio da Sua História.

Aprendemos que nos “Os Dias Maus” surgirão aqueles que intentarão investir contra a Igreja do Senhor.

Aprendemos que o Inimigo promove a divisão da Igreja, para isso usa a impiedade como instrumento do seu intento.

Aprendemos que a Igreja precisa estar preparada para estes dias: Edificada, Santificada, Firmada na Fé. E Mantendo-se no Amor do Senhor.

Aprendemos que a Igreja deve cumprir a sua missão: Usar de misericórdia, e compaixão em favor daqueles que precisão ser regatados do “Fogo”, do Juízo Divino.

Aprendemos que a Igreja pode confiar no Senhor que é Poderoso para impedir que Ela seja engana pelos ataques da impiedade.

Aprendemos que no Dia do Senhor a Igreja será apresentada por Jesus Cristo, com alegria, ao Pai como: “Igreja gloriosa e sem mácula (sem a marca do pecado)”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB