CEIA DO SENHOR


1ª Coríntios 11:23-28

23. Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24. e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".
26. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
27. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
28. Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
29. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
1 Coríntios 11:23-29

Por meio da Ceia somos ensinados sobre como Jesus se identificou com o homem, e como Ele consumou a obra da Salvação.

Nas Duas Cartas aos Coríntios, o Apostolo Paulo escreve aos crentes da Igreja de Corinto para orienta-los sobre vários aspectos da vida cristã, e neste texto do capítulo 11, o Apostolo orienta sobre o real significado da Ceia do Senhor. (Não era um banquete, como faziam os Corintos).

Há duas ordenanças deixadas por Jesus para a Igreja:
a) Batismo – “Aquele que crê seja Batizado”
b) Ceia do Senhor – “Fazei isto em memória de mim”

1. A CEIA DO SENHOR:

a) Representa o Sacrifício de Jesus (Memorial) – 1Cor. 11:24,25.

24. e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 1 Coríntios 11:24,25

b) Representa Unidade do Corpo de Cristo (Igreja) – 1Cor. 10:17

“Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão”. 1 Coríntios 10:17

O pão, aqui no texto é um símbolo da UNIÃO de todos os participantes, mas também um símbolo da COMUNHÃO de todos os participantes com Cristo.

O pão na mesa nos lembra das palavras de Jesus, que disse (João 6,51):

Eu sou o pão vivo que desce do céu. Quem comer deste pão viverá para a eternidade. E o pão que eu darei é a minha carne, dada para que o mundo tenha a vida”.

É exatamente isso que o pão simboliza: o corpo de Cristo que é dado para todos os participantes. 

c) Representa Esperança – “...Até que Ele venha” – 1Cor. 11:26

“Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”. 1 Coríntios 11:26

“Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”. Hebreus 9:28

d) Ensina sobre Obediência – Jesus Ordenou – Lc. 22:19

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Lucas 22:19

A Desobediência é o mal da humanidade: A obediência está diretamente relacionada com o amor. Se, amamos a Deus, vamos obedecer aos Seus mandamentos.

Se, vemos a Deus como nosso Pai e acreditamos que Ele sabe o que é melhor para nós, devemos obedecer tudo aquilo que Deus tem para nós. A rebelião (desobediência) é a origem dos problemas da Humanidade.

e) Representa o Amor – Jesus é a Prova do Amor de Deus – Jo. 3:16

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Deus deu-nos Jesus e ele principal prova do amor de Deus por nós!

2. COMO DEVEMOS PARTICIPAR DA CEIA.

a) Com coração preparado -1Cor. 11:28

Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice”. 1 Coríntios 11:28

Examinar aqui é muito mais do que atitudes, é perguntar: Como está o Nosso Coração, quanto ao sentimento do que Jesus fez na Cruz por nós?

b) Eliminando todo o Fermento – 1Cor. 5:7,8

7. Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
8. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.
1 Coríntios 5:7,8

A figura do fermento é de extrema importância para os judeus. Na preparação para a Páscoa, os judeus limpavam cerimonialmente as suas casas eliminando todo resto de fermento e, inclusive, a menor migalha de pão fermentado.

No texto de 1 Coríntios 5, o fermento representa o pecado, de tal forma que podemos entender que devemos limpar todo vestígio de pecado de nossas vidas. Nós devemos levar o pecado a sério e não tratá-lo como se pudéssemos controlá-lo. 

c) Estar consciente da purificação – Hb. 10:22

“Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada...”. Hebreus 10:22

A nossa Purificação Espiritual, é possível porque Jesus passou pelo Calvário e pagou o preço dos nossos pecados (Isaias 53 “Ele tomou sobre si os nossos pecados”).

3. ATE QUANDO A IGREJA DEVE CELEBRAR A CEIA?
- “Até que Jesus Venha” – Devemos então:

a) Esperar o Senhor – Tit. 2:13; Fip. 3:20-21; 1Jo. 3:3

“Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. Tito 2:13

“20. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso”. Filipenses 3:20,21

Todo aquele que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”. 1 João 3:3

O Crente “Verdadeiro” Espera o Seu Salvador, e a Ele Serve com alegria.

b) Anunciar o Sacrifício de Jesus – 1Cor. 11:26

“Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”. 1 Coríntios 11:26

Anunciar o Sacrifício de Jesus é a missão da Igreja.

c) Estar preparado como uma Noiva (Igreja) – Apoc. 21:2

“Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. Apocalipse 21:2

A Igreja deve estar preparada para o encontro com Jesus “O Noivo”: Veja na Parábola das “10 Virgens” - Mateus 25:1-13. As Prudentes estavam esperando pelo Noivo preparadas: “V.4. Ao passo que as prudentes levaram óleo em frascos, junto com suas lâmpadas”.


d) Viver em Santidade – 1ªTess. 5:23

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês; seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

A Bíblia diz que sem a Santificação não há como ver Deus. É que a Santificação é um processo que acontece na vida do crente a partir do instante que ele aceita Jesus, e reconhece o Seu Sacrifício na Cruz como Suficiente para sua salvação.

O QUE APRENDEMOS AQUI?

- Memorial: Aprendemos que Jesus quer não nos esqueçamos do Seu Sacrifício por Nós.
- Corpo. Aprendemos sobre a unidade da igreja como Corpo de Cristo.
- Esperança – Aprendemos que Cristo está Vivo, e por isso temos a Esperança da Sua Volta.
- Obediência – Aprendemos que Jesus deixou a Ordem para a igreja de celebrar a Ceia, e que a obediência é essencial no nosso relacionamento com Jesus.
- Amor – Aprendemos que o Sacrifício de Jesus foi a maior prova de Amor em favor da humanidade.
- Coração Preparado – Aprendemos que o crente deve estar para celebrar o sacrifício de Cristo através da Ceia do Senhor.
- Fermento Velho – Aprendemos que a impureza espiritual impede a nossa comunhão com o Senhor, devemos estar limpos diante de Deus.
- Purificação – Aprendemos que Cristo derramou o Seu Sangue para nos purificar de todo o pecado.
- Esperar o Senhor -  Aprendemos que o crente enquanto espera a Volta do Senhor: Serve com Alegria.
- Anunciar – Aprendemos que Falar e dar testemunho do Sacrifício de Jesus é a Missão da Igreja
- Igreja Preparada “Noiva” – Aprendemos; que o encontro com o “Noivo” – Jesus, deve ser a esperança e o preparo da Igreja.
- Viver em Santidade – Aprendemos que a Santificação é necessária para uma vida cristã de comunhão com o Senhor. Só assim é possível Ver Deus.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA