O QUE NOS ENSINA A CEIA DO SENHOR?


1ª Coríntios 11:23-29

O Apostolo Paulo escreve aos Corintos intencionado em esclarecer os equívocos acontecidos na igreja sobre os princípios básicos da doutrina dos apóstolos que receberam para colocar em pratica.

Ele começa o capitulo 11, mostrando sua autoridade ao escrever as exortações contidas neste capítulo principalmente sobre a necessidade de orientar sobre a pratica da celebração da Ceia do Senhor.

Conferindo o verso 1, vemos a expressão desta autoridade:

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. 1 Coríntios 11:1

Os versos 2 a 16, texto que gera muita discussão entre estudiosos e pregadores, aqui que vemos o Apostolo tratando de assunto muito mais interessante do que “O Costume do cabelo”; o Apostolo está preocupado com a reverência de todos os crentes ao se apresentar diante do Senhor para a adoração.

Os versos 17 a 22, estes versículos tratam do ponto de exortação deste capitulo, a desordem instalada na igreja, fazendo do momento de Celebração da Ceia um Verdadeiro Banquete, que desvirtuava totalmente o seu significado e aplicação à vida da igreja.

(Nos versos 33, 34 – Paulo dá uma aula de educação e etiqueta quando os crentes se reúnem para comer juntos: “esperai uns pelos outros”)

Então a partir dos versos 23 a 29, o ensino dos cuidados e a forma correta de celebrar e entender sobre o significado da Ceia do Senhor.

Considerações gerais:

- A Carta aos Corintos deveu-se à irrelevância da Igreja no tempo em que Paulo escreveu.

- A ponto de serem citados por Paulo como estando doentes e mortos espirituais. Porque a carta identifica na igreja situações tais como: Divisões, dissenções entre os irmãos, falta de amor e humildade, pratica de pecados graves. Além dos banquetes de glutões como se fosse a celebração da Ceia do Senhor.

Com as considerações acima, o que aprendemos sobre a prática e significados da Ceia do Senhor?

Primeiro, entender que a Ceia do Senhor foi instituída e ordenada pelo próprio Senhor Jesus:

19. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
20. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês”. Lucas 22:19,20

 Segundo, o Apostolo Paulo declara que ensinou a igreja o que recebera do Senhor:

23. Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24. e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".
1 Coríntios 11:23-25

Terceiro, A Ceia do Senhor nos remete ao Passado, Presente e Futura da Igreja:

1. PASSADO: “Na noite que Ele foi traído”

- Percebe-se o Seu grande amor pelos seus discípulos.

- Lavou os pés de todos os seus discípulos, demostrando sua humildade.  (João 13:4-15 – Judas ainda estava entre eles).

- “Tomou o pão... Isto é o meu Corpo” e “Tomou o Cálice.. O Sangue da Nova Aliança” – Dando graças deu aos seus discípulos.

- Foi ao Jardim Orar e angustiou-se...

- Foi preso; julgado e morto na cruz – “Morte Vicária” – Pagou o preço da nossa Salvação – Cumpre-se Isaías 53.

- Foi sepultado e ao terceiro dia “DA SEPULTARA SAIU... RESSSURGIU... RESSURGIU... ALELUIA RESSURGIU”

2. PRESENTE da Igreja:

- Para que a Igreja guarde a lembrança do sacrifício de amor de Jesus – O Nosso Salvador.

- Para que a Igreja tenha e promova a comunhão entre os irmãos, lembrando-se uns dos outros: “Esperai uns pelos outros”. V.33.

- Para que a Igreja cumpra a sua missão: Adoração e Celebração a Deus,  Edificação dos Irmãos, E Pregar o Evangelho da Salvação.

3. FUTURO da Igreja:

- A Certeza de que Jesus Voltará – A ordem é celebrar a Ceia  “Até que Ele Venha”.

- A Renovação da Esperança – “A Ceia é uma celebração de Esperança” H. Dias Lopes

4. ENQUANTO JESUS NÃO VEM:

- Lavemos os pés uns dos outros, nossa demonstração de humildade,  unidade e comunhão na Igreja. Foi isso que Jesus mandou... (TOMOU A AGUA... UMA TOALHA.. LAVOU ECENCHUGOU OS PÉS DOS DISCIPULOS).

14. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
15. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
João 13:14,15

- Celebremos o sacrifício de Jesus... TOMOU O pão... O CORPO.... O suco da uva... O SANGUE.... Que foi a Dadiva de Deus por nós. 

- Guardemos em nossos corações a lembrança do Grande Amor de Deus. Demonstrado em Jesus o Seu Fulho.

- Celebremos a esperança de que Jesus Voltará para buscar a Igreja e com Ela Reinar eternamente.

- Façamos o Verdadeiro Exame interior para não participar indignamente do “Corpo e do Sangue” de Cristo. O exame que o Senhor, principalmente requer de cada crente, o Apóstolo Paulo revela no texto de 2ª Corintios 13:5.

"5.Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!". 2 Coríntios 13:5

PORTANTO:

- A ceia recorda a causa primeira de Cristo a Salvação por meio do Seu Sacrifício.

- A ceia não acrescenta bênção por participar dos seus elementos; Pão e Vinho: Como cura, melhoras espirituais, por isso nós não a chamamos de “Santa Ceia”.

-  A bênção que recebemos é suficiente vem da Salvação que nos alcançou por meio de Jesus. Assim entendemos que a Ceia do Senhor é para os que são Santos no Senhor, e não para ser Santo!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA