AJUDANDO O CRENTE FRACO NA LUTA CONTRA A FRAQUEZA ESPIRITUAL

Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas”. Romanos 14.1

Em toda Igreja encontramos crentes fracos espiritualmente.
O hino 164 CC dia: “outros seguem, mas também frios sem amor estão”
Estar fraco na fé é uma grave doença espiritual.
Ninguém se torna “Fraco na fé” instantaneamente.
É uma doença progressiva, que talvez os primeiro sinais são sejam percebidos.

Duas razões principais que enfraquecem a fé:
- A falta de comunhão com Deus. Pela falta da oração e leitura da Palavra de Deus.

- A falta de comunhão com os irmãos. Caracterizada pela ausência aos cultos na igreja. É sintoma do enfermo na fé perder a regularidade aos cultos da sua igreja, até deixar de assisti-lo ou ir à igreja regularmente.

Outras características que tornam a fé enfraquecida, são próprias na vida dos que estão na igreja, mas que apresentam sintomas às vezes desapercebidos:

- São os que estão na igreja porque se dizem “Religiosos”. Basta ser membro de uma determinada igreja. Mas nunca experimentam uma consistente experiência com o Senhor.

- Outros são “Ativistas”. Estão presentes em várias atividades da igreja, mas que necessariamente, não cooperam para o crescimento espiritual dos irmãos na igreja.

- O crente, “frequentador de igreja”, das atividades da igreja, mas interiormente estar fraco na fé, porque apenas mantem certa frequência aos cultos da igreja. A presença física no templo não representa uma real comunhão com Deus e com os irmãos.  

QUAIS AS ARMAS PARA LUTAR CONTRA AS FRAQUEZAS DA FÉ?

- A igreja é o corpo de Cristo, e nós somos parte deste corpo, nossos irmãos também fazem parte deste corpo. Nossa preocupação deve ser que todos o corpo, a igreja, esteja equilibrada com sua saúde espiritual.

- Não esquecer que somos de Deus! É sempre muito bom sentir-se propriedade exclusiva de Deus.

- Servir ao Senhor nas diversas oportunidades que nos são concedidas (Ser Servo, na concepção da palavra). Deus quer dizer a todos nós: “Servo bom e fiel... entra no reino do teu Senhor” Mt. 25.21.

- Ter comunhão com o Senhor através da oração e estudo da Palavra de Deus. (Vida devocional).

- Ter comunhão com os irmãos na igreja, fortalece nossa fé, e nos sentimos incluídos no Serviço ao Senhor.

- Ser obediente aos mandamentos do Senhor, para cumprirmos a sua vontade. A desobediência é p mal da humanidade!

MAS COMO TRATAR AQUELE QUE É FRACO NA FÉ?

- Talvez você ache que disciplina-lo com a exclusão seja mais fácil, porque assim não nos dará mais trabalho. Mas com certeza muitos de nós entende que devemos trabalhar para o fortalecimento da fé do nosso irmão, empregar esforços para sua inclusão.

- Isto não se significa descuidar da disciplina. Na Bíblia está escrito: “Se teu irmão teu irmão pecar, vai, repreende-o entre ti e ele, se te ouvir terás ganho teu irmão” Mt. 18.15. Assim deve ser o nosso esforço a recuperação do irmão!

Os fracos na fé precisam de tratamento, precisa ser com carinho, respeito, oração e acompanhamento para restauração e inclusão.

Não há na Palavra de Deus nenhum prerrogativa para que sejamos juízes dos nossos irmãos. Normalmente a posição de juiz distância aquele que está na posição de réu.

“No tribunal de Cristo, onde todos compareceremos, nenhum de nós vai assentar na cadeira de juiz. Mesmo aqui na terra não temos autoridade de juízes dos nossos irmãos” (Jonas Vieira Lima)

Portanto o que devemos uns aos outros é o respeito, não significa concordância com a fraqueza espiritual, mas cuidar quanto ao trato com amor fraternal.

“Ora o que é fraco na fé, acolhei-o, mas não expô-lo ao ridículo” Rm. 14.1

Portanto cada um de nós que somos fortes cuidemos dos mais fracos, porque isto sim é que justo.

“Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação”. Romanos 15:1,2

Aplicação

Aprendemos aqui que existem nas nossas igrejas crentes "Fracos". É nossa dever ser incentivador dos nossos irmãos.

Aprendemos neste assunto quais as características que conduzem o crentes ao enfraquecimento, então, cada crente que é "Forte" deve ajudar espiritualmente o irmão "fraco".

Aprendemos também, quais são as "Armas" que devemos reunir para lutar contraa fraqueza espiritual.


(Fonte: Revista Palavra & Via – Lição 11 - 1ºT2016). 

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO