A GRAÇA DA ORAÇÃO APOSTÓLICA

Efésios 1.15-23

O Apóstolo Paulo registra os termos da sua oração em favor dos crentes da cidade dos Efésios.

Primeiro destaca que a igreja dos Efésios era reconhecida pelo fato de exercer bem a sua fé.

Fala também das características da igreja, sua força e poder,firmadas na sua fé, e confiança na pessoa de Jesus Cristo, ressuscitado.

Enfatiza o fato da Igreja e Jesus formarem um corpo, onde a cabeça é o próprio Senhor Jesus.

E ainda registra no texto os motivos da sua intercessão em favor da igreja dos Efésios. Efésios 1.17,18

ORAÇÃO: Assunto presente na Bíblia desde o Velho Testamento, passando pelo Novo Testamento; e que deve ser a prática na vida da Igreja. HOJE!

- Moises merece destaque por sua vida de oração. Ele orou a Deus desde a sua chamada, na ocasião em que reconheceu o Senhor como EU SOU (Êxodo. 3.1-4). Várias vezes Moises; orou a Deus pedindo sua intervenção (Êxodo 14.13,15; 33.15-17).

- Jesus ensinou a pratica da oração em Mateus 6:9-15 (Lucas 11.2-4); onde aprendemos que Deus deve ser exaltado na oração; que a oração é a expressão da nossa comunhão com o Senhor; que a oração deve manifestar o nosso reconhecimento de que somos nutridos pelo Senhor, física e espiritualmente; que para orar precisamos de arrependimento e ser perdoados dos nossos pecados, e que o perdão deve ser estendido uns aos outros, sem o qual Deus não nos pode perdoar.

- Em joão17, encontramos a chamada Oração Sacerdotal, no texto identificamos Jesus “O Sumo Sacerdote” intercedendo pelos seus discípulos, em favor dos que iam se converter a Ele; e para que a unidade fosse a marca da convivência da sua igreja daí a expressão “UM SÓ”.

- E, no texto básico para este tema (Efésios 1); encontramos o Apostolo Paulo orando em favor da igreja dos Efésios.

- Chamo de Oração Apostólica pelo fato de ser mencionada por apostolo, no caso Paulo, mas poderia dar o tema de “Oração Pastoral”; porque expressa o anseio de um pastor em favor da igreja, que certamente deseja ver o seu crescimento com todos os predicados citados por Paulo em favor dos Efésios:

1. Uma igreja onde o nome de Jesus é reconhecido, adorado, e respeitado. Efésios 1.17

2. Uma Igreja onde reina “O espírito de sabedoria e conhecimento”; que vem do alto. Efésios 1.17

3. Uma igreja iluminada pela esperança do seu chamamento. Efésios 1.18

4. Uma igreja que existe para revelar a glória as sua herança em Cristo. Efésios 1.18

APLICAÇÃO:

A graça da oração, do apóstolo, dos pastores, e da igreja, revela a: “Suprema grandeza da revelação do Senhor Jesus, em quem cremos, porque manifestou com eficácia a força do seu poder” Efésios 1.19.

VALE A PENA OBSERVAR:

Bom lembrar aqui, que a era apostólica se encerrou no fim do primeiro século, com a experiência do Apostolo João, na Ilha de Pátmos, escrevendo o Apocalipse – o ultimo dos Apóstolos!

Hoje o exercício do apostolado é da igreja, e não de homens, como alguns querem! A Igreja, sim, tem o compromisso de cumprir a missão para a qual ela foi enviada O termo (grego, apóstolos) significa simplesmente, “um enviado”. ... Plantadores de igrejas são (no grego apostoloi) – enviados.

Portanto, à luz da Palavra de Deus, o apostolado é exercício e missão da igreja, e não é um cargo eclesiástico, onde muitos hoje requerem para si o Titulo de Apóstolo!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO