O DESCANSO DE DEUS

Descanso da fé, acima de tudo aplicada à vida cristã.
Hebreus 4:1-16

O texto trata do descanso celestial, a entrada no reino de Deus, como também pode ser perceber na expressão “Descanso da fé” uma referencia à segurança do crente a partir da sua vida cristã aqui; servindo ao Senhor, ou “Plena Submissão”; que coloca o crente na condição de um relacionamento intimo com Cristo.

Vs. 1,2. O Prometido Descanso Continua à Disposição.

“Portanto, ainda que nos tenha sido outorgada a promessa de ingressar no descanso de Deus, tememos que algum de vós pareça ter falhado”. V.1 
- “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; entretanto, a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram”. V.2 

- A advertência principal destes versos é contra a incredulidade dos judeus, que rejeitou a anunciação do descanso deles.

- A promessa de Deus não findou na geração do deserto.

- Para entrar no descanso é indispensável permanecer firmado na fé.

- “A nós foi anunciada as boas novas” – O Evangelho da proclamação da fé, que garante a entrada no descanso.

Vs.3,4. A Possibilidade do Descanso para os Crentes Perseguidos.

Porquanto, somos nós, os que temos crido que entramos no descanso, conforme Deus declarou: Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso, muito embora suas obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo”. V.3

“Pois em certa passagem, Ele se referiu ao sétimo dia, nestes termos: No sétimo dia, Deus descansou de toda a obra que realizara”. V.4

- “Nós, porém, que cremos” – Uma expressão da experiência pessoal no presente.

- “Entramos no descanso” – Palavra de encorajamento aos crentes perseguidos.

- “E Descansou Deus” – Uma referencia para reflexão sobre o descanso de Deus no sétimo dia, aparece como aqui metáfora, para dar significado ao descanso prometido aos Salvos.

Vs. 5-10. O Descanso Providenciado por Deus deve ser possuído.

E novamente, no texto citado há pouco, confirma: Jamais entrarão no meu descanso”. v.5 

Portanto, considerando que ainda faltam alguns para entrar”,
“e aqueles a quem antes foi pregada as boas novas não ingressaram por causa da desobediência”. V.6

Determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. V.7

Porque, se Josué lhes tivesse oferecido descanso, Deus não teria feito declaração posterior a respeito de outro dia”. V.8

Sendo assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus”.v.9 

Pois toda pessoa que entra no repouso de Deus, também descansa de suas obras, como Deus descansou das suas”. V.10

ENTRAR NO DESCANSO:

- Isto é possível ao salvo; para aqueles que arrependidos dos pecados receberam a Cristo em suas vidas.

- A incredulidade bloqueia a entrada no descanso de Deus, enquanto a fé abre as portas.

- O descanso prometido está a disposição de todos que se salvam em Cristo.

- “Portanto resta um repouso para o povo de Deus” – Destinado para todos os crentes em qualquer época da história.

- É um repouso presente (Segurança) e também futuro (eterno), que não depende enfaticamente das obras, mas da fé em Cristo.

V.11. Encorajados a buscar o descanso.

Diante disso, esforcemo-nos por entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”. V.11

- Com o evento da perseguição os crentes dispersos precisavam de encorajamento, este era o objetivo central das cartas gerais.

- A expressão: “Esforcemo-nos” refere-se ao empenho da entrada no descanso de Deus.

Vs.12,13. A oferta do descanso é reforçada na Palavra de Deus.

Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração”. V.12

E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a quem deveremos prestar contas. Jesus é o grande sumo sacerdote”. V.13

- A Palavra de Deus refere-se a Cristo como PALAVRA; e à revelação, ou palavra escrita (João 1.1 seg).

Afirmações no texto que revelam o valor da Palavra (que aponta e conduz ao descanso de Deus):
- Ela é Viva.
- Ela é Poder.
- Ela é Penetrante: Atua no mais intimo do Ser humano.
- Ela é Juízo: dos pensamentos.
- Ela é Agente: Por ela Deus atua diretamente na vida das pessoas.

- Assim a PALAVRA revela o homem a partir do seu intimo, principalmente em relação às atitudes do coração, e sua fé, esta mesma fé que capacitará a entrar no descanso.

- A Palavra examina, julga e adverte o crente para viver uma vida santa e acredite na PALAVRA.

Vs. 14-16. O Descanso por meio de Jesus o Sumo Sacerdote.

Concluindo, tendo em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o Filho de Deus; mantenhamos com firmeza nossa declaração pública de fé”. V.14 

Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum”. V.15 

Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade”. V.16

- O texto volta ao assunto primordial de Hebreus, o SACERDOCIO ETERNO DE JESUS. (Hb. 2.17; 3.1).

- Entre o sacerdócio TEMPORAL araônico ou levítico, o sacerdócio de Cristo é ETERNO, comparado e apontado como: “Segundo a ordem de Melquisedeque”

- OS versos 14 a 16, explica o ministério de Cristo: Conceder a fé para os crentes; vencedor sobre o pecado; conceder a graça a todos que nele confiam.

- JESUS NOSSO SACERDOTE: Ele está na presença do Pai, e por Ele o crente pode se achegar ao “Trono da Graça”.

APLICAÇÃO

O Descanso de Deus proclama Seu Senhorio sobre a sua criação, como o Seu Senhorio sobre seus servos.

Os crentes devem aproximar-se corajosamente do Senhor em oração, porque dele é o Trono da Graça, e Cristo o nosso Sumo Sacerdote se assenta à direita do Pai intercedendo pelos seus servos.

Tudo sobre qualificação do Sacerdócio de Jesus está revelado no capítulo 5 até ao capítulo 10:18.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB